Hoje vamos falar de uma pessoa não tanto falada da Bíblia, mas que também tem lugar de destaque frente aos fatos que vivenciou. Vamos falar de Zípora.
Zípora foi uma mulher esposa de Moisés, com quem teve dois filhos, um chamado Gérson e outro chamado Elieser, conforme relatos de Êxodo 2:22 e 18:4.
Zípora foi uma das sete filhas de Jetro (ou Reuel), um sacerdote que morava em Midiã. Esse povo vivia como nômade no deserto da Arábia, e descendia de Abraão por parte de Quetura (Gênesis 25:1-16).
Quanto ao significado do nome Zípora, grande parte dos intérpretes dizem que provavelmente o nome Zípora significa “pássaro”.
Agora vamos conhecer um pouquinho mais sobre o relacionamento entre Zípora e Moisés, para sabermos o local de destaque em que ela ocupa na história.
Moisés conheceu Zípora quando fugiu do Egito por causa da ira de Faraó. Conforme relatos bíblicos, Moisés matou um egípcio para defender um hebreu e pensou que ninguém tinha visto. Porém, mais tarde, quando tentava inutilmente ser juiz de dois hebreus que discutiam, eles o acusaram de assassinato (Êxodo 2:14).
Em sua fuga do Egito, ele foi então para Midiã. Estando sentada ao beira de um poço, se aproximaram as filhas de Jetro para tirar água para dar ao rebanho de seu pai. Alguns pastores expulsaram essas mulheres, e dentre elas estava a Zípora. Então, frente a esta situação, Moisés se levantou, e as defendeu, e deu água ao rebanho de Jetro.
E o sacerdote de Midiã tinha sete filhas, as quais vieram tirar água, e encheram os bebedouros, para dar de beber ao rebanho de seu pai. Então vieram os pastores, e expulsaram-nas dali; Moisés, porém, levantou-se e defendeu-as, e deu de beber ao rebanho. E voltando elas a Reuel seu pai, ele disse: Por que hoje tornastes tão depressa?
E elas disseram: Um homem egípcio nos livrou da mão dos pastores; e também nos tirou água em abundância, e deu de beber ao rebanho. E disse a suas filhas: E onde está ele? Por que deixastes o homem? Chamai-o para que coma pão. E Moisés consentiu em morar com aquele homem; e ele deu a Moisés sua filha Zípora, A qual deu à luz um filho, a quem ele chamou Gérson, porque disse: Peregrino fui em terra estranha. Êxodo 2:16-22
Chegando em casa, Zípora e suas irmãs contaram ao seu pai o que tinha acontecido no poço, e sobre o que Moisés havia feito em defesa delas.

Ouvindo esses fatos, Jetro mandou que trouxessem Moisés, e este consentiu em morar em sua casa. Foi dessa forma que Jetro lhe deu Zípora como esposa.
Quando Moisés voltou ao Egito por ordem de Deus, Zípora e seus filhos foram com ele, conforme registrado em Êxodo.
Até onde sabemos, Zípora se opõe um pouco à circuncisão do filho do casal. No entanto, ela mesma buscou resolver esse problema quando percebeu que a ira de Deus estava dirigida a Moisés pela falta dela (Êxodo :2-26).
Algum tempo depois desse episódio, Moisés envia sua família de volta ao sogro em Midiã. É possível que isso se deva ao tempo em que Deus enviou dez pragas ao Egito. Nesse caso, Moisés pode ter procurado proteger Zípora e seus filhos. Mais tarde, quando Israel deixou o Egito e chegou ao deserto do Sinai, Jetro levou Zípora e seus filhos a Moisés (Êxodo 18:1–6).
Conhecendo mais sobre Zípora:
A Bíblia também relata um episódio em que Miriã e Arão se rebelaram contra Moisés, acusando-o de se casar com uma mulher cusita (ou etíope). Há desacordo entre os estudiosos quanto à identidade da mulher mencionada neste texto (Números 12:1). Algumas pessoas pensam que esta mulher etíope pode ser Zípora. Ela é midianita, mas é chamada de cuchita por Miriam e Aaron. Cush pertence à região sul do Egito, mas Midian também inclui a parte noroeste da Arábia, onde vivem as tribos cushitas.
Outros argumentam que o texto parece sugerir que Zípora pode ter morrido neste momento. Então Moisés se casou novamente, desta vez com uma mulher etíope.
Seja obediente na hora certa…
Quantas vezes as esposas não fizeram algo importante para seus maridos, pensando que não importava, até o último minuto? Muitas vezes, isso leva a consequências financeiras, profissionais e até mesmo entre o relacionamento do casal.
Zípora foi uma daquelas mulheres que não quis obedecer a Deus incondicionalmente e deixou a situação chegar ao limite, a ponto de ter que agir por conta própria no último minuto, para salvar a vida do marido.
Aprendemos que as esposas devem ser sábias para não criar problemas para o marido a ponto de impedi-lo de se tornar um servo fiel e obediente. Devemos seguir a tempo o que Deus determinou em Sua Palavra o que devemos fazer, não deixando para depois situações que precisam ser resolvidas imediatamente.