You are currently viewing Quem foi Simão Cireneu (Simão de Cirene)?
quem foi simao cireneu

Quem foi Simão Cireneu (Simão de Cirene)?

Popularmente, Simão Cireneu é conhecido como o homem que ajudou Jesus cristo quando carregava a cruz. Porém, pouco sobre esse homem além desse fato específico, sua origem, sua trajetória e conversão ainda são incógnitas para muita gente.

Por esse motivo, até o final deste artigo, aprenderemos mais sobre esse personagem bíblico, sua trajetória e qual valor espiritual ele comprova. 

QUEM FOI SIMÃO CIRENEU?

simao de cirene
simao de cirene

Confundido geralmente como “Simão Cirineu”, Simão carrega como sobrenome uma marca de sua cidade de origem, Cirene. Portanto, a escrita correta é Simão Cireneu, por ele ser habitante da cidade Cirene, que corresponde nos dias atuais às regiões da na Líbia, a oeste do Egito.

Simão foi nascido na cidade Cirene que ficava localizada ao norte da África. A cidade estava situada na metade do caminho entre Alexandria e Cartago, num campo de cerca de dezesseis quilômetros do mar Mediterrâneo.

De acordo com os apontamentos da própria Bíblia, Simão Cireneu, ou Simão de Cirene, foi pouco citado e sua história ainda é misteriosa. Sobre isso, poucos são os relatos da bíblia que mencionam esse personagem, somente em pequenas passagens é possível ver falar de tal pessoa ou de acontecimentos que remetem ao seu lugar de nascimento, a cidade Cirene.

A principal menção a Simão Cireneu como já falamos, acontece no momento em que a bíblia descreve a caminhada de Jesus cristo junto à cruz até o Gólgota. Contudo, é possível encontrar trechos do evangelista Marcos afirmando que Simão era pai de Alexandre e Rufo, duas pessoas conhecidas dos cristãos romanos.  (Marcos 15:21; Romanos 16:13)

O evangelista cita também que naqueles dias em que encontrou Simão Cireneu numa quinta feira, o viu andando a cavalo e isso gera grande especulação sobre suas origens, pois segundo a perspectiva do evangelista Marcos, Simão era provavelmente um trabalhador do campo ou agricultor

QUAIS AS ORIGENS DE SIMÃO CIRENEU?

Como já foi dito anteriormente, Simão Cireneu é conhecido por esse nome devido a sua cidade de origem. Entretanto, poucos falaram da cidade de Cirene até agora. Por isso, buscamos nos registros bíblicos acerca dessa cidade e de qual forma ela nos ajuda a entender melhor quem foi Simão de Cirene e desvendarmos mais detalhes desse personagem pouco conhecido.

A cidade Cirene geograficamente pertencia ao norte à região da África, localizada na região entre o caminho entre Alexandria e Cartago. Funda durante o governo de Alexandre o Grande por volta de 630 a.C. Cirene passou do governo de Alexandre e posteriormente passou a ser dominada pelo governo dos Ptolomeus e logo após foi submetida à jurisdição romana.

 Durante muito tempo Cirene foi considerada uma grande cidade e um centro intelectual importante, estima-se que em seu auge a cidade contava com cerca de cem mil habitantes. A cidade Cirene é mencionada no segundo testamento onde o próprio Simão Cireneu é mencionado e citado na passagem até o Gólgota quando auxiliou Jesus cristo em sua penitencia junto cruz.

Além disso, Cirene é mencionada no livro de Atos, onde é relacionada às cidades que participaram do derramamento de graça e fogo em pentecoste. “Por isto mais tarde alguns cireneus aparecem envolvidos com a pregação do Evangelho” (Atos 11:20; 13:1).

QUAL A TRAJETÓRIA DESSE HOMEM?

Muitas teorias tentam desvendar detalhes da vida de Simão Cireneu, visto que a bíblia detalha muito pouco sobre essa pessoa.  Portanto, dessa falta de informação surgem as mais diversas hipóteses. Entre elas a de que Simão era um gentio, pois ele colocou nomes gregos em seus filhos.

Entretanto, nessa época era muito normal entre os judeus adotar nomes gregos. Além disso, vale considerar uma grande colônia Judaica na cidade de Cirene.

Dito isso, muitos estudiosos acreditam que Simão era um simples judeu de Cirene que tinha ido a Jerusalém por ocasião da festividade da Páscoa como era de costume para muitos judeus da época. “Além disso, em Jerusalém havia uma sinagoga dos cireneus” (Atos 6:9).

O homem que ajudou Jesus a carregar a cruz

Diante de tudo que já foi dito, consideramos que Simão Cireneu ou Simão de Cirene foi dentre muita hipóteses, judeu, agricultor ou trabalhador do campo e tem seu sobrenome cunhado de acordo com a cidade onde nasceu e viveu.

Além disso, percebemos que apesar de ser pouco citado, Simão foi alguém que esteve ao lado de Jesus e o ajudou num dos momentos mais marcantes do novo testamento, carregando a cruz juntamente a Cristo a caminho do Gólgota.

“Ao saírem, encontraram um homem de Cirene, de nome Simão. E o requisitaram para que carregasse a cruz de Jesus”. Mateus 27,32.

“Requisitaram certo Simão Cireneu, que passava por ali vindo do campo, para que carregasse a cruz. Era o pai de Alexandre e de Rufo.” Marcos 15,22.

Ao final, não sabemos ao certo quem foi Simão Cireneu, mas o fato dele ter segurado a cruz de Jesus Cristo em momento de debilidade certamente é um exemplo de caridade e fé que gerou bênçãos sobre sua vida e os seus familiares.

Algumas citações aparecem no copyscape, porem são citações diretas da própria bíblia

Deixe um comentário