Podemos dizer que Sara foi uma mulher de muita fé. Sara foi esposa de Abraão e mãe de Isaac, conhecida também como a primeira das quatro matriarcas da nação judaica.
Você sabe com quantos anos sua mãe te concebeu? Agora vamos pensar nos nossos avós. Seria possível uma senhora de noventa anos dar à luz e amamentar um bebê? Se a sua resposta foi “claro que não”, vamos conhecer a história de Sara e entender um pouco mais sobre a vontade e a bondade do Senhor, que pode todas as coisas.
Sara e Abraão saíram de sua cidade e foram para Canaã, Sara tinha sessenta e cinco anos de idade e Abraão tinha setenta e cinco anos. Mesmo com a idade avançada, Sara era muito bela e muito doce.
Quando ela e seu esposo se mudaram passaram por muitas dificuldades e foram forçados a viajar para o Egito. Leiamos Gênesis 12:10: “E havia fome naquela terra; e desceu Abrão ao Egito, para peregrinar ali, porquanto a fome era grande na terra.”. No Egito, Abraão decidiu dizer que Sara era sua irmã para protegê-la do Faraó, então Sara acabou sendo esposa do Faraó e pouparam a vida de Abraão.
Como está descrito em Gênesis 12:15-16: “E viram-na os príncipes de Faraó, e gabaram-na diante de Faraó; e foi a mulher tomada para a casa de Faraó. E fez bem a Abrão por amor dela; e ele teve ovelhas, vacas, jumentos, servos e servas, jumentas e camelos.”.
Sara, uma mulher de muita fé, orou ao Senhor e naquela noite o Faraó foi atingido por pragas, Deus castigou Faraó, sua família, e toda a sua corte, com doenças horríveis, ainda no livro de Gênesis está escrito (12:17-20): “Feriu, porém, o Senhor a Faraó e a sua casa, com grandes pragas, por causa de Sarai, mulher de Abrão. Então chamou Faraó a Abrão, e disse: Que é isto que me fizeste? Por que não me disseste que ela era tua mulher? Por que disseste: É minha irmã? Por isso a tomei por minha mulher; agora, pois, eis aqui tua mulher; toma-a e vai-te. E Faraó deu ordens aos seus homens a respeito dele; e acompanharam-no, a ele, e a sua mulher, e a tudo o que tinha.”.

Sara, já idosa e tendo passado por muitas dificuldades, recebe uma promessa do próprio Deus para seu esposo Abraão que pode ser lida em Gênesis 17:19: “E disse Deus: Na verdade, Sara, tua mulher, te dará um filho, e chamarás o seu nome Isaque, e com ele estabelecerei a minha aliança, por aliança perpétua para a sua descendência depois dele.”. Sara não conseguia acreditar que conceberia um filho, especialmente pela idade avançada, Sara não duvida de Deus, mas acredita tanto que Abraão terá descendentes que entrega sua serva para que Abraão pudesse ter um filho com ela.
Gênesis 16:2-5: “E disse Sarai a Abrão: Eis que o Senhor me tem impedido de dar à luz; toma, pois, a minha serva; porventura terei filhos dela. E ouviu Abrão a voz de Sarai.“
Assim tomou Sarai, mulher de Abrão, a Agar egípcia, sua serva, e deu-a por mulher a Abrão seu marido, ao fim de dez anos que Abrão habitara na terra de Canaã. E ele possuiu a Agar, e ela concebeu; e vendo ela que concebera, foi sua senhora desprezada aos seus olhos. Então disse Sarai a Abrão: Meu agravo seja sobre ti; minha serva pus eu em teu regaço; vendo ela agora que concebeu, sou menosprezada aos seus olhos; o Senhor julgue entre mim e ti.”.
Deus conhecia o coração de Sara e aos noventa anos de idade Sara deu a luz a Isaac. Deus cumpre a promessa na vida de Abraão. Sara não duvidou do Senhor, mas entregou sua serva para cumprir a promessa de Deus, porém Ele havia prometido que Sara teria um filho, ainda que por muito tempo fosse considerada estéril.
Ainda no livro de Gênesis 21:2-7 vemos a bondade de Deus e o cumprimento de Suas promessas: “Sara concebeu e deu à luz um filho a Abraão na sua velhice, no tempo determinado, de que Deus lhe falara. Ao filho que lhe nasceu, que Sara lhe dera à luz, pôs Abraão o nome de Isaque. Abraão circuncidou a seu filho Isaque, quando este era de oito dias, segundo Deus lhe havia ordenado. Tinha Abraão cem anos, quando lhe nasceu Isaque, seu filho. E disse Sara: Deus me deu motivo de riso; e todo aquele que ouvir isso vai rir-se juntamente comigo. E acrescentou: Quem teria dito a Abraão que Sara amamentaria um filho? Pois na sua velhice lhe dei um filho.”.
Sara foi uma mulher de fé que confiou em Deus por muitos anos.
Sara não abandonou Abraão por se sentir incapaz, ela obedeceu a Deus e demonstrou muita fé e muita coragem em obediência a Deus, até mesmo quando Ele ordenou que eles abandonassem seu lar com uma vida já estabelecida e fossem para outro lugar. O senhor foi fiel e abençoou Sara. Nem sempre as coisas acontecem como queremos, mas o Deus promete Ele cumpre, em Seu tempo e debaixo da Sua vontade.
Que confiemos, ainda que pareça loucura para o mundo, nós que estamos n’Ele sabemos do que Ele é capaz e que Ele pode todas as coisas.