Impossível passar pelos grandes nomes da bíblia e não citar o rei Ezequias, pois a bíblia descreve a vida desse rei com muitos detalhes de um governo que durou mais de 20 anos, sendo assim, um dos maiores reinados de Judá.
Para entender a importância desse personagem bíblico é necessário aprofundar-se no livro de Isaías do capítulo 36 ao 39, onde a narrativa bíblica destaca a vida de um rei que assumiu sei reinado muito jovem, e que teve sua vida e governo marcados pela intervenção divina.
O rei Ezequias é considerado por muitos estudiosos como um dos mais notáveis reis da região de Judá e seu governo durou cerca de 30 anos. Portanto, buscamos até o final deste artigo compreender quais as principais características desse grande rei e o segredo para o sucesso do seu governo e sua longevidade.
Origem do rei Ezequias
Ezequias viveu entorno dos anos de 715 AC. e seus pais se chamavam Abi e Acaz. Entre as características que mais representavam Ezequias desde jovem era a fé em Deus e por esse motivo se tornou profeta de Deus, sendo contemporâneo ao profeta Isaías.
Assim sendo, Ezequias dedicava grande parte do seu tempo a alertar as pessoas para os males de uma vida iníqua contraria aos princípios de Deus. Além disso, instruía os mandamentos para que o povo pudesse se aproximar de Deus.
Ezequias começou o seu reinado ao lado do seu pai desde o ano de 729 a.C. assumindo o comando total do governo de Judá reinando sozinho até os anos de 716 a.C.
Reinado de Ezequias
O reinado do rei Ezequias é marcado inicialmente pelas conseqüências das políticas do seu pai que mantinha uma relação de amizade ou submissão com os povos Assírios.
Por esse motivo, a bíblia cita que o reino de Judá sofreu muitas mudanças e influencias vindas dos assírios, como por exemplo, a introdução de praticas pagã dentro do reino de Judá.
Desta forma, ao assumir o reinado, Ezequias, caracteriza seu governo por sua devoção a Deus e a disseminação da fé e os mandamentos divinos ao seu povo.
Além de permanecer difundindo os ensinamentos de Deus, Ezequias logo no inicio de seu governo buscou unificar a fé e acabar com o paganismo em Judá.
Ao longo do seu reinado, Ezequias lutou para abolir a idolatria entre o povo de Judá. Além disso, reabriu e purificou o Templo em Jerusalém, e se prontificou a fazer com que a verdadeira adoração ao Senhor fosse restabelecida.
Como resultados dessas ações do rei Ezequias, as reações dos assírios não foram as mais amigáveis e o reino de Judá que, diferentemente de outras regiões, tinha sua própria crença e costume passou a ser alvo do rei assírio.

Contudo, em nenhum momento Ezequias abandonou sua fé ou deixou de lado os preceitos de Deus, ao contrário, fortificou as defesas do seu reino e contou com a ajuda de Deus para isso logo que foi ameaçado pelos seus inimigos.
O resultado da fé de Ezequias logo fez com que os exércitos assírios retomassem seu caminho de volta ao serem aniquilados pela força de Deus e o rei Senaqueribe nunca mais ameaçou o rei Ezequias e seu reino.
Doença de Ezequias
Além do que foi mencionado sobre fé, honestidade e devoção, outro acontecimento marcou o reinado de Ezequias e confirmou a presença de Deus em sua vida.
Sobre isso, a bíblia detalha o acontecimento da vida de Ezequias que sem dúvidas é o mais conhecido entre os cristãos, a doença e cura do rei Ezequias.
“Naqueles dias adoeceu Ezequias mortalmente; e o profeta Isaías, filho de Amós, veio a ele e lhe disse: Assim diz o SENHOR: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás, e não viverás. Então virou o rosto para a parede, e orou ao Senhor, dizendo: Ah, Senhor! Suplico-te lembrar de que andei diante de ti em verdade, com o coração perfeito, e fiz o que era bom aos teus olhos. E chorou Ezequias muitíssimo.
Sucedeu, pois, que, não havendo Isaías ainda saído do meio do pátio, veio a ele a palavra do Senhor dizendo: Volta, e dize a Ezequias, capitão do meu povo: Assim diz o Senhor, o Deus de Davi, teu pai: Ouvi a tua oração.
Vi as tuas lágrimas; eis que eu te sararei; ao terceiro dia subirás à casa do Senhor. E acrescentarei aos teus dias quinze anos, e das mãos do rei da Assíria te livrarei, a ti e a esta cidade; e ampararei esta cidade por amor de mim, e por amor de Davi, meu servo.” 2 Reis 20:1-6.
Considerações finais
Ao final deste artigo temos a certeza de ter conhecido a história de um grande homem de Deus, que através de sua fé e suas obras demonstrou ser uma pessoa justa e temente a Deus. Dessa forma, a narrativa de fé e lealdade entre o rei Ezequias e o Senhor é um verdadeiro legado para todo cristão.