Noemi foi uma mulher muito sofrida e uma das lições que sua história nos traz é o poder de Deus de transformar histórias, transformar vidas e circunstâncias.
A história de Noemi está descrita no livro de Rute, não por Noemi não ser tão importante, mas pelo fato de que Rute tomou uma decisão de companheirismo, amizade e respeito ao Senhor em relação a vida de Noemi.
Quando olhamos para a Palavra de Deus vemos que Noemi foi mãe e esposa, mas algo terrível aconteceu em sua história e talvez nenhum de nós conseguiria passar por isso sem questionar a Deus. Você já se imaginou perdendo pessoas que ama? Pois bem. Noemi foi esposa de Elimeleque, mãe de Quiliom e Malom e sogra de Orfa e Rute.
Noemi morava na região de Belém, porém eles estavam enfrentando uma grande fome e Elimeleque decidiu que eles sairiam de lá para tentarem uma vida melhor. A fome que os Israelitas estavam passando era, na verdade, um castigo de Deus, por conta de sua conduta idólatra. Na região de Moabe, Noemi tornou-se sogra, mas também tornou-se viúva e perdeu seus dois filhos. Vejamos em Rute 1:3-5 o que está escrito: “Morreu Elimeleque, marido de Noemi, e ela ficou sozinha, com seus dois filhos. Eles se casaram com mulheres moabitas, uma chamada Orfa e a outra Rute. Depois de terem morado lá por quase dez anos, morreram também Malom e Quiliom, e Noemi ficou sozinha, sem os seus dois filhos e sem o seu marido”.
Infelizmente Noemi havia perdido sua família, então disse às suas noras que elas poderiam retornar aos seus lares e tentarem reconstruir suas famílias. Rute 1:8-9: “disse-lhes Noemi: “Vão! Retornem para a casa de suas mães! Que o Senhor seja leal com vocês, como vocês foram leais com os falecidos e comigo. O Senhor conceda que cada uma de vocês encontre segurança no lar doutro marido”. Na sequência dos versículos Noemi fala para as moças que ela já está muito velha para tentar reconstruir sua vida, Noemi diz que a mão do senhor voltou-se contra ela e que ela está vivendo um período de grande amargura. Porém Rute não acata as orientações de Noemi e diz (Rute 1:16-18): “Rute, porém, respondeu: “Não insistas comigo que te deixe e que não mais te acompanhe. Aonde fores irei, onde ficares ficarei! O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus! Onde morreres morrerei, e ali serei sepultada. Que o Senhor me castigue com todo o rigor, se outra coisa que não a morte me separar de ti!”
Quando Noemi viu que Rute estava de fato decidida a acompanhá-la, não insistiu mais.”.

Noemi então, já idosa e sem muitas forças para trabalhar junta-se a Rute e aí começa uma das histórias mais belas de amizade e companheirismo na Bíblia. Noemi estava tão triste que pediu que a chamassem de Mara, por conta da sua amargura, mas Deus não abandonou Noemi.
Naquele tempo, as pessoas mais abastadas financeiramente permitiam que pessoas pobres pegassem as sobras em seus campos, então Rute em uma colheita, conheceu Boaz que resolveu se casar com ela, demonstrando a bondade de Deus. Está escrito em Rute 4:10: “E de que também tomo por mulher a Rute, a moabita, que foi mulher de Malom, para suscitar o nome do falecido sobre a sua herança, para que o nome do falecido não seja desarraigado dentre seus irmãos e da porta do seu lugar; disto sois hoje testemunhas.”. A união entre Rute e Boaz deu origem à Obede, o primeiro filho do casal que foi entregue como filho de Noemi, então a mulher que era amarga foi tomada por felicidade e gratidão ao Senhor, ela se tornou sua ama.
Rute 4:14-15: “Então as mulheres disseram a Noemi: Bendito seja o Senhor, que não deixou hoje de te dar remidor, e seja o seu nome afamado em Israel. Ele te será por restaurador da alma, e nutrirá a tua velhice, pois tua nora, que te ama, o deu à luz, e ela te é melhor do que sete filhos.”
Noemi então volta a ser doce, agradável e saber que foi abençoada por Deus. Toda tristeza e as perdas estavam nos planos de Deus porque Ele não erra. Noemi se entristeceu, ficou amarga, mas não permitiu que em seu coração fossem criadas raízes de amargura. Quantas vezes por tão menos nós não nos chateamos com o Senhor? Ele sabe de todas as coisas, ainda em nosso mais profundo sofrimento o Senhor está trabalhando em nosso favor. Noemi poderia ter tomado diversas atitudes, poderia ter pedido que Rute fosse embora até que ela desistisse, mas a vontade de Deus que é Boa, Perfeita e Agradável foi revelada mais uma vez. Por meio de Rute, Noemi teve um provedor para que continuasse sua vida debaixo da vontade do Senhor.
Que permitamos a providência de Deus sobre as nossas vidas.