Se você é cristão, certamente já ouviu falar de Manassés. Embora não seja um dos personagens principais das histórias bíblicas, vale a pena conhecer mais sobre ele.
Manassés foi o filho primogênito de José, e grande fundador da tribo de Manassés. Ele nasceu da união de José e Asenate, a filha de Potífera, sacerdote de Om (Gênesis 41:50).
Quando procuramos o significado do nome “Manassés”, temos que representa “aquele que faz esquecer” ou “fazendo esquecer-se”. Isso porque, no nascimento de Manassés, seu pai, José declarou: “Deus me fez esquecer todo o meu sofrimento e toda a casa de meu pai” (Gênesis 41:51).
Manassés nasceu antes de uma crise que assolou a terra. Porém, na época, seu pai já era governador do Egito (sendo o segundo homem em autoridade, estando abaixo somente do Faraó).
Não temos na Bíblia muitos detalhes sobre a história de Manassés. Pelos poucos registros e informações, o que podemos saber é que ele foi abençoado por Jacó, seu avô, quando este já estava em leito de morte.
Jacó antes de morrer abençoou os seus filhos, e José acabou recebendo os direitos de primogenitura em lugar de seus irmãos, Rúben e Simeão, que foram preteridos.
E embora Manassés fosse o filho mais velho, foi seu irmão mais novo, Efraim, quem recebeu a bênção principal. Jacó colocou sua mão direita sobre Efraim e a esquerda sobre Manassés. Esse acontecimento representou que a descendência de Efraim seria mais proeminente que a descendência de Manassés (Gênesis 48:1-10).
Não há somente o texto de Gênesis, como também em outras passagens bíblicas que podemos notar como Manassés foi um grande líder da tribo que leva seu nome, a tribo de Manassés.
Há relatos na Bíblia de uma outra pessoa com o mesmo nome, o filho de Ezequias, que reinou em Judá. Este, encontramos referência na passagem bíblica de 2 Reis 21:1.
Quanto a história da tribo de Manassés, temos que sua formações se deu por sete famílias principais descendentes de Manassés. Estes, eram chamados de “manassitas”.
Quando aconteceu a divisão de terras em Canaã, a tribo de Manassés ocupou territórios em ambos os lados do rio Jordão. Dessa forma, metade da tribo de Manassés ficou com um território a leste do Jordão, e a outra metade recebeu o território que ficava a oeste do rio.

A metade ocidental da tribo de Manassés dominou sobre uma área que ia do norte de Efraim ao sul de Zebulom e Issacar, fato que se pode afirmar através da passagem bíblica em Josué 17:1-12.
Já a metade oriental da tribo de Manassés teve por direito uma área que se estendia por parte de Gileade e por toda a terra de Basã, conforme faz menção o texto de Deuteronômio 3:13,14.
Dessa forma, Manassés também fazia limite ao norte com a Tribo de Issacar, a noroeste com o monte Carmelo.
A metade oriental da tribo constituía a parte mais ao norte da tribo, a leste do rio Jordão, ocupando as terras ao norte da tribo de Gade, estendendo-se desde Maanaim ao sul até o monte Hermon, ao norte, incluindo-se também todo o do planalto de Basã.
Todos esses territórios tinham muita água, uma preciosidade em Canaã, e por isso, constituía uma das mais valiosas partes do país. Porém, a posição geográfica de Manassés impossibilitava-a de defender duas importantes passagens nas montanhas – Esdraelon (localizada a oeste do rio Jordão e Hauran, a leste).
A título de curiosidade, há registros que indicam que a tribo de Manassés e a tribo de Efraim reclamaram com Josué porque desejavam receber mais terra (mesmo que o território que já tinham era grande).
Entre as cidades da tribo de Manassés também era possível encontrar a conhecida cidade de refúgio descrita na Bíblia como Golã (Josué 20:8).
No tempo dos juízes, é possível observar também que da tribo de Manassés saíram grandes homens que marcaram a história do povo de Israel.
Do lado oeste, por exemplo, o texto bíblico narra a história de Gideão (Juízes 6:15). Já do lado leste a Bíblia menciona Jefté (Juízes 11:1). Ambos foram juízes em Israel.
Por fim, no período conhecida como monarquia, entre os apoiadores do rei Davi e integrantes do seu exército, estavam um alto número de homens da tribo de Manassés, conforme registro de 1 Crônicas 12:19-31. Enquanto no tempo do reino dividido, integrantes que pertenciam a tribo de Manassés acabaram deportados quando o Reino do Norte caiu diante da Assíria.
Em linhas gerais, esses são os aspectos mais marcantes sobre Manassés e a tribo de Manassés. Não há tantas informações adicionais a essas mencionadas aqui. Mas, é interessantes que você veja cada passagem bíblica aqui citada para conhecer um pouco mais sobre a tribo de Manassés, e seu impacto nas gerações que a sucederam.