A história de Lázaro é uma das mais famosas e conhecidas ao longo da bíblia, ela narra a história desse homem e sua família, bem como acontecimentos que marcam a presença de cristo em sua vida. Portanto, para compreender melhor a história desse home chamado Lázaro é necessário conhecer mais sobre seu encontro com Jesus Cristo.
Muitas pessoas conhecem de longe ou já ouviram falar da história do homem que foi revivido depois de três dias de morto, contudo, é importante saber mais da sua origem, como Lázaro viveu e como os acontecimentos em sua vida o fizeram ir de encontro à presença de Jesus.
Dito isso, o objetivo do presente artigo é compreender melhor os e detalhes da ávida de Lázaro de acordo com o que dizem as santas escrituras e compreender os motivos para o milagre de Jesus em sua vida.
Para isso, usaremos como principal fonte de informação a própria bíblia sagrada através de suas passagens e narrativas acerca de Lázaro e sua família.
Quem foi Lázaro segundo a bíblia
A bíblia conta a história de dois Lázaros diferentes. Contudo, o Lázaro que nos interessa nessa conversa é o Lazaro de Betânia, irmão de Marta e Maria, cuja história é contada no evangelho de João.
Dessa forma, a história de Lázaro começa pelo significado do seu nome que vem de uma abreviação do hebraico “Eleazar” e significa “aquele a quem Deus ajudou”.
Apesar de sabermos a cidade de origem de Lázaro, pouco se sabe sobre suas características físicas ou de suas irmãs Marta e Maria, pois a narrativa bíblica está focada principalmente no fenômeno do milagre de Jesus Cristo.
Dessa forma, a bíblia relata no evangelho de João no capitulo onze acerca de Lázaro de Betânia e suas duas irmãs, das quais Maria havia ungido e enxugado os pés de Jesus com os próprios cabelos. Além disso, a bíblia também cita que Lázaro e Jesus tinham certa amizade, pois o próprio cristo se referiu a Lázaro como “nosso amigo” (João 11:11).
Doença de Lázaro
No decorrer do texto bíblico o evangelho de João fala que o Lázaro de Betânia foi acometido de uma doença e que se encontrava em estado grave, preocupando suas irmãs que imediatamente buscaram ajuda em Jesus.
Os detalhes da doença não são mencionados na bíblia, contudo Lázaro encontrava-se em leito de morte pouco depois que suas irmãs avisaram a Jesus sobre sua condição.
“Estava, porém, enfermo um certo Lázaro, de Betânia, aldeia de Maria e de sua irmã Marta. E Maria era aquela que tinha ungido o Senhor com ungüento, e lhe tinha enxugado os pés com os seus cabelos, cujo irmão Lázaro estava enfermo.
Mandaram-lhe, pois, suas irmãs dizer: Senhor, eis que está enfermo aquele que tu amas. E Jesus, ouvindo isto, disse: Esta enfermidade não é para morte, mas para glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela. Ora, Jesus amava a Marta, e a sua irmã, e a Lázaro.” João 11:1-5.

Além do que foi mencionado na citação acima, a bíblia fala que se passaram dois dias desde que Jesus recebeu a mensagem das irmãs de Lázaro e Cristo permaneceu onde estava. Após isso, Jesus avisa a seus discípulos que voltaria a Judéia, pois seu amigo Lázaro encontrava-se dormindo.
“Ouvindo, pois, que estava enfermo, ficou ainda dois dias no lugar onde estava.
Depois disto, disse aos seus discípulos: Vamos outra vez para a Judéia. Disseram-lhe os discípulos: Rabi, ainda agora os judeus procuravam apedrejar-te, e tornas para lá? Jesus respondeu: Não há doze horas no dia? Se alguém andar de dia, não tropeça, porque vê a luz deste mundo; Mas, se andar de noite, tropeça, porque nele não há luz. Assim falou; e depois lhes disse: “Lázaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono.” João 11:6-11.
Jesus ressuscita Lázaro
Segundo a bíblia, os discípulos questionaram a decisão de cristo quanto a voltar para a Judéia, pois não sabiam que ao falar que Lázaro estava dormindo Jesus estava anunciando que seu amigo havia morrido. Portanto quando Jesus afirmou que iria despertar Lázaro do seu sono ele estava na verdade anunciando um dos seus maiores milagres.
“Disseram, pois, os seus discípulos: Senhor, se dorme, estará salvo. Mas Jesus dizia isto da sua morte; eles, porém, cuidavam que falava do repouso do sono. Então Jesus disse-lhes claramente: Lázaro está morto.” João 11:12-14.
Chegando a Judéia, Jesus encontra Marta e Maria que lamentam a demora de Jesus. “Disse, pois, Marta a Jesus: Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido.” João 11:21.
Apesar do lamento de Marta e Maria Jesus não abandonou seu semblante de paz e reconheceu o valor de seu amigo Lázaro realizando um feito que ninguém sequer imaginou. Sendo assim, Jesus Cristo ressuscitou Lázaro que havia morrido há quatro dias e tal demonstração de poder fez com que Jesus fosse reconhecido em todo o mundo até os dias atuais. “Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto? Disse-lhe ela: Sim, Senhor, creio que tu és o Cristo, o Filho de Deus, que havia de vir ao mundo.” João 11:25-27.