Uma das mulheres de fé mais impressionantes da Bíblia foi Joquedebe, conhecida por ter um papel muito importante para a libertação de seu povo no Egito e pela sua total confiança em Deus; sua história é relatada no livro de Êxodo.
Joquedebe foi a mãe de Moisés, Arão e Miriã teve seus filhos com Anrão, seu sobrinho, na época em que casamentos entre familiares não era proibido.
Ambos eram da tribo de Levi e ela nasceu no Egito, apesar de ser israelita.
Com a morte de José, ao passar do tempo os egípcios acabaram se esquecendo do tempo em que ele reinou e de todos os seus feitos, e como os descendentes de Jacó se multiplicavam ao ponto de representarem uma ameaça para os egípcios, a solução que encontraram foi escravizar o povo hebreu, na tentativa de enfraquecê-los, porém mesmo com toda a dificuldade que enfrentavam naquela época, o povo hebreu continuava forte.
Então com o intuito de impedir que as mulheres continuassem gerando filhos com homens da sua própria tribo, o Faraó da época resolveu decretar que todos os recém-nascidos do sexo masculino, fossem mortos sendo jogados no rio Nilo.

Quando Joquedebe engravida de seu marido e dá a luz a Moisés, ela resolve desobedecer o Faraó para proteger seu filho e livrá-lo da morte, ela o esconde por três meses, porém quando percebe que não seria mais possível esconder aquela criança, em um ato de amor e fé Joquedebe coloca Moisés em um cesto de junco e deixa seu filho no Rio, na esperança de que Deus irá honrar sua fé e proteger Moisés.
Miriã sua outra filha, vendo o atitude de amor de sua mãe, acompanha o cesto as margens do rio para ver o que acontecerá com seu irmão, sendo assim ela presencia a filha de Faraó encontrando Moisés e se compadecendo daquela criança, então ela aproveita a oportunidade e se apresenta, oferecendo ajuda para encontrar uma ama de leite e alguém para ajudar a cuidar daquele bebê.
Miriã cheia de sabedoria, apresenta sua mãe, que é quem passa a cuidar de Moisés, seu próprio filho, estando esse agora sobre a proteção da filha do Faraó e em total segurança.
Deus em sua infinita bondade não só protegeu a vida de Moisés, mas usou ele como instrumento de suas mãos para depois de alguns anos ser o responsável pela libertação do povo Hebreu e ser o homem que os conduziria até a terra prometida.
E Deus ainda foi além, permitiu com que Joquedebe, estivesse presente na criação de seu filho e o ensinasse a andar em seus caminhos, além de orienta-lo na fé, Joquedebe também o ensinou a amar o seu povo e a se compadecer dos hebreus para que ao crescer pudesse lutar por sua libertação.
Deus também fez com que Joquedebe se orgulhasse de seus outros filhos, tornando Arão um bom homem e fazendo dele o primeiro sacerdote de Israel, além disso tornou sua filha Miriã uma grande profetiza, que com seus cânticos celebrou a vitória sobre os egípcios no mar vermelho.
Joquedebe significa o Senhor é a glória e sua história nos mostra que quando confiamos em Deus de todo nosso coração, Ele nos honra em todos os nossos caminhos, realizando coisas que se quer podemos imaginar, muito além do que pode desejar o nosso coração.