Quem é cristão sabe o quanto é difundido a ideia de que toda mulher é responsável pela a edificação do seu lar e o quanto é importante ter uma esposa cheia de sabedoria e discernimento e o quanto isso é fundamental para o sucesso de um casamento e de uma família.
Na bíblia temos um grande exemplo de mulher com essas virtudes, uma mulher segundo o coração de Deus, chamada Abgail,
Abigail segundo as escrituras era uma mulher bonita e inteligente que se casou com um homem abastado, porém de coração duro, de nome Nabal.
Nabal era um homem bem sucedido, porém era avarento e rude.
Esse casal em nada se pareciam, inclusive seus nomes possuíam significados completamente diferentes, enquanto Abgail em hebraico significava fonte de alegria, Nabal significava tolo, sem juízo, avarento e essa diferença também refletia em suas personalidades.
Abgail até hoje é conhecida por seu carácter conciliador, porque através de sua sabedoria e humilde ela conseguiu evitar que viesse sobre sua casa e sua família uma grande tragédia.
Nos tempos em que Davi fugia da fúria do rei Saul, Davi e seus homens que se escondiam no deserto, encontraram os pastores de Nabal que tosquiavam suas ovelhas, então Davi e os que com ele estavam, trabalharam durante algum tempo para os pastores.
Depois de algum tempo Davi ficou sabendo que Nabal, um homem muito poderoso e abastado, dono de todas aquelas ovelhas e cheio de posses, estava pela região e por isso enviou seus homens para pedir alimentos em troca do trabalho como salário de todo seu trabalho com as ovelhas.
Porém Nabal além de negar qualquer ajuda, ainda dispensou os homens de Davi com desdém os humilhando.
Sabendo disso Davi foi tomado de grande irá e jurou se vingar de Nabal e de todos de sua família.
Davi então tomou 400 homens que cingiram suas espadas e saíram rumo ao encontro de Nabal buscando vingar-se.
Um dos homens de Nabal vendo tamanha tragédia prestes a se abater sobre eles, correu ao encontro de Abgail para avisá-la dos intentos de Davi.
Ela com sua sensatez e sabedoria, mesmo sendo uma mulher submissa ao marido, não disse nada ao seu esposo e resolveu agir em favor da paz, rapidamente ela resolveu separar grande quantidade de alimentos, vinhos, frutas, pães e ovelhas, para enviar como provisão a Davi e seu povo.
Seus servos foram de encontro a Davi e o interceptaram no meio do caminho rumo a casa de Nabal.
Abgail seguiu seus servos e foi ao encontro de Davi e sua coragem e humildade e o resultado de sua grande sabedoria é relatado em 1 Samuel 25.23-26; 32-34 que diz:
23 – Vendo, pois, Abigail a Davi, apressou-se, e desceu do jumento, e prostrou-se sobre o seu rosto diante de Davi, e se. inclinou à terra.
24 – E lançou-se a seus pés e disse: Ah! Senhor meu, minha seja a transgressão; deixa, pois, falar a tua serva aos teus ouvidos e ouve as palavras da tua serva.
25 – Meu senhor, agora não faça este homem de Belial, a saber, Nabal, impressão no seu coração, porque tal é ele qual é o seu nome. Nabal é o seu nome e a loucura está com ele, e eu tua serva, não vi os jovens de meu senhor, que enviaste.
26 – Agora, pois, meu senhor, vive o SENHOR, e vive a tua alma, que o SENHOR te impediu de vires com sangue e de que a tua mão te salvasse; e, agora, tais quais Nabal sejam os teus inimigos e os que procuram mal contra o meu senhor.
32 – Então, Davi disse a Abigail Bendito o SENHOR, Deus de Israel, que hoje te enviou ao meu encontro.
33 – E bendito o teu conselho, e bendita tu; que hoje me estorvaste de vir com sangue e de que a minha mão me salvasse.
34 – Porque, na verdade, vive O SENHOR, Deus de Israel que me impediu que te fizesse mal, que se tu não te apressares e me não vieras ao encontro, não ficaria a Nabal, até à luz da manhã, nem mesmo um menino.

Nessa passagem bíblica podemos ver o quanto Abgail que era uma mulher que ama ao Senhor, era humilde e sábia em suas atitudes, nela podemos ver que mesmo ela tendo um marido desprovido de temor de Deus e de coração maldoso, ela era uma mulher virtuosa, por isso Deus a usou de forma poderosa para evitar que Davi que era um homem sanguinolento e que se irava com facilidade, pecasse contra o Senhor.
Com seu caráter conciliador ela abranda a ira no coração de Davi e evita que seu marido e todos em sua casa sejam mortos por conta da soberba de Nabal.
E ela era tão sábia que ao voltar para casa e ver seu marido embriagado, não mencionou nada do que havia acontecido, esperando até o dia seguinte para contar o que houve a Nabal, provando novamente que a mulher sábia edifica a sua casa conforme está escrito em Provérbio 14:1.
Mas a história de Abgail não acaba por aí, Deus a livrou desse casamento infeliz, com esse homem ruim, apenas dez dias depois desse ocorrido com Davi, ferindo-o com uma doença mortal que o levou em pouco tempo.
E Davi sabendo que Abgail estava viúva, acabou pedindo-a em casamento e ela se tornou esposa do futuro rei de Israel.
E apesar de ela ser uma mulher muito formosa, Davi a escolheu por ser uma mulher sábia, humilde e capaz de apaziguar seu coração, provando que as verdadeiras virtudes de uma mulher de Deus vão muito além de sua aparência física.