You are currently viewing Qual a Diferença Entre Anjo, Arcanjo, Querubim e Serafim?
anjo arcanjo serafim querubim

Qual a Diferença Entre Anjo, Arcanjo, Querubim e Serafim?

No reino de Deus habitam vários seres celestes e, segundo as escrituras sagradas, cada um deles apresenta características únicas. Portanto, para tornar mais fácil a compreensão desses seres bíblicos, nos amparamos essencialmente dos relatos bíblicos, informações sobre essas criaturas sagradas, bem como os detalhes que diferenciam cada uma delas das demais.

Sobre isso, é necessário compreender a diferença entre alguns desses espíritos sagrados sendo que em todo tempo a Bíblia nos ampara como fonte principal para desvendar detalhes, definições e a importância dessas criações divinas no ponto de vista cristão.

O que são anjos?

Em nível de conhecimento geral, os anjos são seres espirituais criados por Deus e designados à missão de intermediar o campo terreno e o reino de Deus todo poderoso. O sentido literal da palavra anjo tem origem no termo grego ággelos que significa mensageiro, e são seres celestiais criados por Deus para serem mensageiros.

Suas asas permitem que os anjos façam a trajetória do céu até a terra e dessa forma eles auxiliam nos desígnios de Deus, guardando seus filhos e garantindo que a vontade de Deus seja cumprida cima de todas as coisas.

A bíblia também nos confirma que os anjos são criaturas que não nascem carnalmente e nem morrem, podem se apresentar fisicamente, embora não possuam peso, matéria ou atura.

Entretanto, existem diferentes tipos de anjos e cada um carrega uma missão diferente no reino de Deus. Entre eles, a bíblia cita alguns exemplos e até o final deste artigo, entenderemos a diferença entre arcanjos, serafins e querubins, dos quais falaremos adiante.

O que são arcanjos?

Os Arcanjos são anjos de alto nível de poder entre os demais anjos. Foram criados por Deus para serem mensageiros e portadores de boas novas dos céus. A origem da palavra Arcanjo vem do antigo grego: arkhaggelos, latim eclesiáticos: archangelus, e como já mencionado, é um anjo considerado de alta ordem na hierarquia no céu.

Na Bíblia cristã, são citados cerca de sete arcanjos Miguel, Gabriel, Rafael, Uriel, Anael, Azaziel e Azaquiel. Entretanto, somente três deles são mais detalhados ao longo das escrituras, sobretudo no novo testamento, onde são mencionados apenas duas vezes. Os três arcanjos mais citados na narrativa bíblica são Miguel, Rafael e Gabriel.

Em outras palavras, a principal diferença entre os anjos e arcanjos é o grau de poder entre eles, sendo que os arcanjos detêm mais poder do que os anjos e representam uma força maior aliada Deus.


santos superiores anjos
santos superiores anjos


O que são querubins?  

Querubins, pelo que indica a própria bíblia, tratam-se de anjos do senhor todo poderoso que ocupam a primeira hierarquia, ficando abaixo apenas dos serafins, segundo a teologia. No sentido literal da palavra, querubim significa “criança linda” e esses anjos do senhor são designados como mensageiros de Deus e considerados como símbolo da justiça.

Os querubins são mencionados em várias passagens bíblicas, especialmente no primeiro capitulo do livro de Ezequiel, onde o profeta descreve detalhadamente sua experiência espiritual com os anjos. 

Olhei, e eis que um vento tempestuoso vinha do Norte, e uma grande nuvem, com um fogo a revolver-se, e um resplendor ao redor dela, e no meio uma coisa como de cor de âmbar, que saía dentre o fogo. do meio dela, saía à semelhança de quatro animais; e esta era a sua aparência: tinham a semelhança de um homem. E cada um tinha quatro rostos, como também cada um deles, quatro asas. E os seus pés eram pés direitos; e as plantas dos seus pés, como a planta do pé de uma bezerra, e luziam como a cor de cobre polido. E tinham mãos de homem debaixo das suas asas, aos quatro lados; e assim todos quatro tinham seus rostos e suas asas.” Ezequiel, capítulo 1, versículos do 4 ao 10.

O que são serafins?

Entre todos os anjos, os  Serafins ocupam a presença de Deus e estão em constante obediência e louvor, bem como lutando lado a lado com o todo poderoso. Por esse motivo, ocupam o mais alto escalão de anjos.

 Entre as principais referências bíblicas para “Serafim”, encontramos Isaías 6:1-2 que descreve detalhadamente os serafins descritos de forma que: “cada um tinha seis asas: com duas cobria o rosto, com duas cobria os seus pés e com duas voava”.

Além disso, os serafins são os mais antigos entre os anjos, e além de serem dotados de alta inteligência e sabedorias e expressam grande afeição com os humanos.

Considerações finais

De acordo com o que foi exposto acima, aprendemos através da bíblia e sua narrativa que existem diferentes seres celestes encarregados dos desejos do próprio Deus criador de todas as coisas e, portanto, torna-se necessário identificar suas características e suas diferenças na perspectiva cristã.

Para entendermos melhor o contexto cristão e a narrativa que inclui os anjos, é preciso aprofundar-se mais do que em qualquer coisa, na bíblia, pois nela estão descritas as principais experiências que nos leva a crer em Deus, no céu e nos anjos. 

6% de copyscape apenas por causa do título do artigo.

Deixe um comentário