You are currently viewing O Significado de Efatá
o que significa efatá

O Significado de Efatá

Se você nunca ouviu falar sobre Efatá, provavelmente deva fazer um cronograma de estudos bíblicos mais abrangente e tentar entender que o significado da palavra está associado ao que somente um Deus onipotente pode diante de todas as coisas.

Efatá é a transliteração grega de uma palavra aramaica em sua forma imperativa e a palavra significa “abre-te”. Mas nossa reflexão não será sobre uma aula de linguística, mas sobre o fato de crermos em um Deus que tudo pode.

Vejamos um trecho do Evangelho de Marcos 7:34 que diz: “Então voltou os olhos para o céu e, com um profundo suspiro, disse-lhe: “Efatá!”, que significa “abra-se!”. Você pessoalmente já viveu um milagre? Você consegue se imaginar vivendo nos tempos de Jesus, quando o Filho veio ao mundo e viveu entre nós operando milagres que muitas pessoas chamariam de loucura? Pois bem, é sobre um grande milagre que vamos conversar.

Recordo-me de um tempo em que trabalhei ao lado de uma mulher, que aos quarenta e seis anos de idade tentava incessantemente gerar um bebê. Aos dezoito anos de idade ela conheceu um homem – e ao que me contou se apaixonou perdidamente, com o qual permaneceu por vinte e oito anos se relacionando até aquele momento. Ela fez inúmeros tratamentos e procedimentos cirúrgicos. Sua história foi muito triste, lembro-me de orar com ela e pedir que Deus a atendesse.

Por qual motivo Deus não atendeu aquela mulher? Suas súplicas insuficientes? Por qual motivo Deus não disse por meio de Jesus “Efatá”? Mas ao final do nosso contato, ela contou a verdade. Desde os dezoito anos ela foi amante daquele homem, ela foi amante dele por, também, vinte e oito anos e estava tentando ter um bebê para separá-lo da sua família.

Deus não destrói uma família para construir outra.

Mas a reflexão de hoje não é sobre adultério, mas sobre a vontade de um Pai que pode todas as coisas. Retornando ao Evangelho de Marcos vemos que Jesus foi conduzido a um homem que estavam incapaz, assim como a mulher que queria gestar um bebê ele tinha uma incapacidade de o diferenciava de outros seres humanos. No texto Jesus é conduzido até ele, retirando-o do meio da multidão. Jesus colocou seus dedos nos ouvidos e com saliva tocou na língua daquele homem.

Jesus olhou para os céus suspirando e disse: “Efatá”. Imediatamente os ouvidos daquele homem foram abertos e a sua língua se soltou, o homem começou a ouvir e falar. Vejamos o que está escrito em Marcos 7:33 “Depois de levá-lo à parte, longe da multidão, Jesus colocou os dedos nos ouvidos dele. Em seguida, cuspiu e tocou na língua do homem.”.

o que significa efatá
o que significa efatá

Mas por qual motivo Deus manifesta “Efatá” na vida de algumas pessoas e não de outras? Ainda no Evangelho de Marcos (7:32), podemos ler: “Ali algumas pessoas lhe trouxeram um homem que era surdo e mal podia falar, suplicando que lhe impusesse as mãos.” (…) Marcos 7:37: “O povo ficava simplesmente maravilhado e dizia: “Ele faz tudo muito bem.

Faz até o surdo ouvir e o mudo falar”. “Efatá” foi a forma soberana de Jesus libertar um homem que tinha uma limitação que o impedia de ser como os outros, mas o que diferenciou aquele homem de muitos outros não foi apenas o milagre operado por Jesus, mas além disso a aplicação prática e viva de “a sua fé te curou”.

O pecado nos afasta de Deus, mas a busca verdadeira, a entrega completa, as orações, os sacrifícios e o processo de santificação nos aproximam de um Deus bondoso. O pecado leva a morte, quando nos submetemos ao Senhor ele nos devolve uma liberdade concedida por meio do sacrifício de Jesus. “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Sendo JUSTIFICADOS GRATUITAMENTE pela sua graça, pela REDENÇÃO que há em Cristo Jesus.” (Romanos3:23-24)

Jesus afastou o homem da multidão, diferentemente de alguns de seus outros milagres. Ele não precisava de aprovação, de súplicas ou de gritarias – Jesus decidiu que faria aquilo por ele. Quando Jesus suspira e levanta seus olhos para os céus é possível ver a verdadeira intimidade com Deus, o Pai, sendo aplicada para a cura de um homem – como eu, como você. Jesus operou milagres, “Efatá”, Ele abriu o que estava fechado, Ele fez o que a intimidade com o Senhor o permitiu, por meio da conexão verdadeira com o Pai.

Muitas vezes pedimos para Deus abrir portas, para Deus abrir oportunidades, para Deus abrir novos caminhos e tantos outros pedidos. Enquanto estivermos no mundo, enquanto não abandonarmos nossos pecados e nos arrependermos verdadeiramente, enquanto não houver entrega completa, não conseguiremos ouvir ao Senhor.

Precisamos abrir nossos ouvidos, clamar com nossos lábios e entregar nossos corações a um Deus que pode fazer milagres jamais vistos. Que sejamos fiéis e que nossa confiança e esperança sejam entregues a um Deus que se importa.

Deixe um comentário