O Monte Sião é um dos lugares mais importantes na Bíblia e possui muitas referências em diversos livros das Escrituras, talvez muitos de nós nunca tenhamos a oportunidade de visitá-lo, mas há uma promessa Eterna e muito maior de estarmos ao lado d’Ele caso vivamos em santificação, buscando estar no centro da Sua vontade.
Sião significa em essência “fortificação”, Sião foi uma fortaleza na cidade de Jerusalém, porém quando Davi chegou lá e tornou-se posse, passou a ser parte de Israel. Inclusive, na Bíblia está descrito que o Senhor amava o Monte Sião – o que é muito importante, visto que não há muitos lugares que Deus diz amar. Salmos 78:68: “ao contrário, escolheu a tribo de Judá e o Monte Sião, o qual amou.”. Também está escrito: 2 Samuel 5:7: “Porém Davi tomou a fortaleza de Sião; esta é a cidade de Davi.” Davi levou a arca da aliança para aquele lugar.
O local onde estava o Monte Sião foi um lugar onde muitas coisas aconteceram em nome do Senhor. Jacó teve seu sonho que subiria aos céus (Gênesis 28), Davi foi perdoado por Deus (1 Crônicas 21) e Salomão construiu um templo para o Senhor (2 Crônicas 3).
Vejamos o que está escrito no livro de Salmos 125:1-2: “Os que confiam no SENHOR serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre. Assim como estão os montes à roda de Jerusalém, assim o Senhor está em volta do seu povo desde agora e para sempre.”
Jesus ama o Monte Sião, como está descrito ainda em Salmos 87:1-7: “O seu fundamento está nos montes santos. O Senhor ama as portas de Sião, mais do que todas as habitações de Jacó. Coisas gloriosas se dizem de ti, ó cidade de Deus. (Selá.) Farei menção de Raabe e de Babilônia àqueles que me conhecem; eis que da Filístia, e de Tiro, e da Etiópia, se dirá: Este homem nasceu ali. E de Sião se dirá: Este e aquele homem nasceram ali; e o mesmo Altíssimo a estabelecerá. O Senhor contará na descrição dos povos que este homem nasceu ali. (Selá.) Assim os cantores como os tocadores de instrumentos estarão lá; todas as minhas fontes estão em ti.”
Deus estabelece uma aliança com o povo de Israel, para que lá não houvesse outro Rei além do Senhor nosso Deus, ainda que Davi fosse um rei humano e isso estivesse nos planos de Deus, ele estava sendo apenas uma de Deus – Inclusive a Bíblia faz referência a cidade de como o lugar do Grande Rei.

Vamos ver o que está escrito no livro de Isaías 28:16: “Portanto assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu assentei em Sião uma pedra, uma pedra já provada, pedra preciosa de esquina, que está bem firme e fundada; aquele que crer não se apresse.”. Isso quer dizer que cristo seria a pedra angular de Sião. Também pode-se ler em Isaías 52:1: “Desperta, desperta, veste-te com as tuas forças, ó Sião; veste-te nas tuas formosas vestes, ó Jerusalém, cidade santa; para os incircuncisos e os impuros não mais entrará em ti”.
A importância de Sião se dá por ser um marco para o povo de Israel, inclusive quando a arca da aliança foi movida para lá e também com a construção do templo de Salomão, Sião era um local de adoração que representava a imagem presencial do próprio Deus.
O significado do Monte Sião reflete a nova aliança. Está escrito no livro do profeta Jeremias 31:6, “Vem, subamos a Sião ao SENHOR nosso Deus.”
Para nós Cristãos, temos a certeza de que está se aproximando dia após dia o tempo em que estaremos ao lado d’Ele, quando O virmos “face a face” na Sião eterna. O Monte Sião é um grande exemplo do destino e da morada do povo de Deus quando estivermos na Glória ao lado d’Ele. Pela graça, pelo amor e pelo sacrifício não precisamos estar fisicamente no Monte Sião para sentirmos o amor de Deus e nos aproximarmos dele. Podemos fazer isso nos conectando com o Senhor através de nossas orações verdadeiras, vivendo o arrependimento todos os dias e nos colocando na presença d’Ele por meio da busca e do conhecimento da Sua Verdade por meio da Palavra.
Que entendamos que há um plano perfeito em nossas vidas e para desfrutarmos dele precisamos crer no Senhor e Salvador das nossas vidas totalmente e diariamente, entregando cada segundo, cada suspiro e cada anseio, Ele sabe, Ele se importa e Sua volta será breve. Não sabemos quando será o momento de nos juntarmos à Ele, mas sabemos que temos uma vida árdua até chegarmos lá, o mundo sempre estará contra nós, mas se Ele é por nós, quem será contra nós? Não estamos perto do Monte, mas estamos perto d’Ele no secreto.
Mateus 6:6: “Mas, quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está em secreto. Então seu Pai, que vê em secreto, o recompensará.”