“Vem Jesus, vem Jesus… Maranata ora vem Senhor Jesus!”.
Se você é cristão, certamente já ouviu essa canção. No Novo Testamento, os Judeus falavam em aramaico, sendo a junção de “Marãn com athá”, este trecho da música reflete exatamente o significado de Maranata que pode ser traduzido por: “vem, Senhor” ou “nosso Senhor vem”.
A palavra “Maranata” está descrita na Bíblia em diversos momentos, mas não necessariamente como ela é escrita – quando lemos a versão Almeida corrigida, conseguimos encontrar a palavra em Si, mas na Nova Versão Internacional ela é substituída por seu significado, leiamos o que está escrito em 1 Coríntios 16:22: “Se alguém não ama o Senhor, seja amaldiçoado. Vem, Senhor!”. Também em Apocalipse 22:20: “Aquele que dá testemunho destas coisas diz: “Sim, venho em breve!” Amém. Vem, Senhor Jesus!”.
Leiamos uma advertência escrita em Apocalipse 22:10-14: “Então me disse: “Não sele as palavras da profecia deste livro, pois o tempo está próximo. Continue o injusto a praticar injustiça; continue o imundo na imundícia; continue o justo a praticar justiça; e continue o santo a santificar-se”. “Eis que venho em breve! A minha recompensa está comigo, e eu retribuirei a cada um de acordo com o que fez. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim. “Felizes os que lavam as suas vestes, para que tenham direito à árvore da vida e possam entrar na cidade pelas portas”. No versículo de número doze está escrito em seu início: “Eis que venho em breve”, o que deixa clara a vinda de Jesus.
A vida de um cristão não é fácil, ela conta com uma grande perseguição.
Peço licença aos irmãos para deixar aqui um registro breve de um testemunho verdadeiro sobre Maranata, obediência e perseguição:

“Nasci em um lar cristão. Meu avô era pastor, um grande pastor. Escreveu muitos livros, deu aula em uma faculdade renomada em São Paulo, construiu muito com a sua vida, mas ele nunca foi apegado. Ele sonhava – e muitas vezes ia, inclusive na velhice com todas as suas incapacidades – ir para o “mato” escrever sobre Jesus, pregar o Evangelho. Ele faleceu no quarto da casa dos meus pais, clamando ao Senhor, com seu coração enfraquecido pela idade. Quando eu estava no ventre da minha mãe, sem que ela soubesse que estava grávida de gêmeos, disse que um dos filhos dela seria consagrado ao Senhor. Nasci e me tornei pastor, assim como meu avô. Meu nome tinha seu significado atrelado a igreja na qual cresci, me formei em Teologia e tive meu concílio para entrar na Ordem dos Pastores. Seria tudo belo até eu começar a ser perseguido dentro da minha própria igreja, por pessoas que estavam totalmente longe dos Propósitos de Deus, mas exerciam cargos de liderança, as mesmas pessoas que diziam que a igreja era uma empresa que comercializava Jesus, a igreja onde eu servi a Deus. Ninguém imagina que dentro de uma igreja, por parte de homens e mulheres que estão pregando o “evangelho” haverá perseguição. Mas haverá. Decidi que sairia daquele lugar e uma das minhas palavras, ao olhar para trás e deixar toda a minha história foi: Maranata, vem Jesus. E Ele virá, revelará e fará a Sua vontade”.
Quando Jesus voltar não haverá mais tristeza, dor e sofrimento. Para nós que seremos salvos, a vinda de Jesus é motivo de grande esperança. Na Bíblia está escrito que não haverá mais dor, nem morte e nem tristeza. Os mortos e os vivos subirão aos céus, desde que tenham vivido um processo de santificação, arrependimento e busca pela Palavra.
Ninguém saberá quando será a volta de Jesus, mas precisamos estar prontos porque Ele virá a qualquer momento. Está escrito em Mateus 24:42-44: “Portanto, vigiem, porque vocês não sabem em que dia virá o seu Senhor. Mas entendam isto: se o dono da casa soubesse a que hora da noite o ladrão viria, ele ficaria de guarda e não deixaria que a sua casa fosse arrombada. Assim, também vocês precisam estar preparados, porque o Filho do homem virá numa hora em que vocês menos esperam”.
Não sabemos quando ou como, mas sabemos que acontecerá. Na bíblia muitas pessoas chamavam por Jesus, como é possível ler em Lamentações 3:55-56: “Clamei pelo teu nome, Senhor, das profundezas da cova. Tu ouviste o meu clamor: “Não feches os teus ouvidos aos meus gritos de socorro”. Se olharmos para as nossas vidas, em qual momento estamos falando “maranata”? Quando precisamos de ajuda? Quando algo está fora do nosso controle? Quando as coisas não saem conforme os nossos planos? Vem Jesus na Bíblia é uma maneira de exaltar ao Senhor e acreditar que Ele voltará. E até que Ele venha, que saibamos que precisamos estar n’Ele em todos os momentos, quando os dias forem bons ou maus, quando estivermos felizes ou tristes, nossa confiança deve estar somente na Rocha.
Maranata, vem Jesus!