Iniciamos esta reflexão citando um versículo que está no livro de Salmos 119:105: “A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho”.
Quando lemos todo o Salmo 119, vemos uma intensa necessidade em adorar a Deus por parte do salmista, o valor da Palavra de Deus é imensurável e recebemos ela imerecidamente, mas gratuitamente devido ao sacrifício Santo de Jesus – que nos liberta, nos perdoa e nos renova.
A lâmpada estaria representando a luz. Convido os irmãos para fazerem um teste em casa e entenderem a importância da luz para as nossas ações.
Quando conhecemos a Palavra de Deus sabemos como devemos agir. Entre no seu local de banho e tome banho de olhos fechados. Se o lugar é seu, você saberá onde estão as coisas, encontrará algumas dificuldades de orientação e de espaço, mas certamente conseguirá tomar seu banho, afinal ainda terá seu tato para te guiar. Mas se você não conhecesse o lugar, dificilmente conseguiria tomar um banho adequado, não saberia onde estão as coisas, seus formatos e funções.
A palavra de Deus é a luz, a claridade, a lâmpada que precisamos para não tropeçarmos, a luz que o nosso caminho como cristãos precisa, para sermos também luz. Como também está escrito no Evangelho de Mateus 5:14-16: “Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Pelo contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa. Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus”.
Também é possível levarmos mais adiante o significado de “lâmpada”, estendendo à alguns pilares da Palavra de Deus, leiamos o que está escrito em Provérbios 6:23-24: “Pois o mandamento é lâmpada, a instrução é luz, e as advertências da disciplina são o caminho que conduz à vida, eles o protegerão da mulher imoral, e dos falsos elogios da mulher leviana”. Olhando para estes versículos vemos a importante advertência de estarmos em conformidade com a Palavra de Deus.
A mulher leviana não é apenas uma pessoa imoral, mas tudo aquilo que nos leva ao pecado. Não são as redes sociais, os amigos desviados ou as propagandas consumistas que nos direcionam para o caminho que Ele quer que percorramos, mas a Sua Palavra e a obediência aos Seus mandamentos, ainda que seja difícil, ainda que envolva concessões, ainda que tenhamos que mudar atitudes, abandonar pessoas que nos tiram do centro da Sua vontade e tantas outras mudanças que devemos fazer se quisermos estar ao lado d’Ele quando nosso tempo neste mundo passageiro se findar.
A Palavra de Deus nos direciona e, portanto, podemos correlacionar a direção com o caminho citado no Salmo. A palavra de Deus nos diz na segunda carta de Timóteo (2 Timóteo 3.16-17): “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra”. Ou seja, a Palavra de Deus nos entrega a iluminação que precisamos para enxergar o que devemos fazer, nos dando discernimento que vem do Alto e orientação para que vivamos em um mundo mau.

Vejamos alguns versículos autoexplicativos para o Salmo 119 e para a nossa conduta como filhos de Deus:
Deuteronômio 28:25: “O Senhor fará que vocês sejam derrotados pelos inimigos. Vocês irão a eles por um caminho, e por sete fugirão, e vocês se tornarão motivo de horror para todos os reinos da terra”.
Filipenses 2:16: “retendo firmemente a palavra da vida. Assim, no dia de Cristo eu me orgulharei de não ter corrido nem me esforçado inutilmente”.
Isaías 55:11: “assim também ocorre com a palavra que sai da minha boca: Ela não voltará para mim vazia, mas fará o que desejo e atingirá o propósito para o qual a enviei”.
Salmos 33:9: “Pois ele falou, e tudo se fez; ele ordenou, e tudo surgiu”.
Salmos 119:11: “Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti”.
Salmos 119:97: “Como eu amo a tua lei! Medito nela o dia inteiro”.
Deus não nos pede nada impossível de ser cumprido, Ele não nos dá um fardo maior do que conseguimos carregar, Ele conhece os nossos corações e as nossas limitações humanas.
Que entendamos a necessidade verdadeira de andar nos caminhos do Senhor e buscar a Sua verdade. Nós acreditamos em tantas mentiras disfarçadas de verdades que o mundo nos conta todos os dias, seja para consumir algo, investir dinheiro ou até mesmo para que consigamos galgar degraus sociais.
A Palavra de Deus é gratuita, o preço foi pago na Cruz do Calvário com muita dor e muitas renúncias por meio de Jesus Cristo, Ele veio como um de nós e sofreu por nós. Que entendamos que para que vejamos o caminho corretamente, precisamos acender a lâmpada que está bem próxima a nós.