Na leitura da bíblia encontramos varias referencias e passagens falando sobre iniquidade e práticas relacionadas a esse pecado, bem como encontramos uma diversidade de embasamentos sagrados para alcançar uma vida honesta e justa aos olhos de Deus.
Por se tratar de um termo geral relacionado a erro ou engano, a definição de iniqüidade pode ser compreendida por duas perspectivas. Primeiro pelo significado literal da palavra, segundo pelo que representa em relação ao mundo espiritual e na afinidade entre o homem e Deus.
Portanto, para entendermos o que realmente é iniquidade e sua influência em nossa vida, até a final deste artigo iremos compreender melhor o significado literal e espiritual desse pecado, bem como e as consequências podemos enfrentar vivendo na iniquidade.
O que significa iniquidade?
Através dos dicionários mais antigos e a própria bíblia, as informações que nos levam a origem da palavra iniquidade apontam que a palavra deriva do latim “iniquitas, atis”, que significa desigualdade, desvantagem, injustiça.
Partindo dessa premissa, o significado bíblico para iniquidade aponta e condena todas as ações associadas ao cinismo e falta de caráter que são contrárias aos princípios de Deus e leva o homem a condenação.
“Qualquer que pratica o pecado também pratica iniquidade, porque o pecado é iniquidade.” 1 João 3:4.
Assim sendo, iniquidade é considerado, segundo a bíblia, um pecado tão grave quanto qualquer outro ou até mais, pois, muitas vezes está presente na vida das pessoas de uma forma imperceptível para elas mesmas.
Com isso, muitas pessoas a cometerem maldades injustiças e situações de calúnia ao próximo sem considerar as conseqüências de tais atos ou sequer ter vergonha de cometê-los.
Iniquidade de acordo com a Bíblia
Além do que já foi citado acerca do sentido literal da pala iniquidade, é fundamental considerar também a interpretação da sagrada escritura sobre essas condutas pecaminosas que exaltam o homem e contraria a vontade de Deus.
Por esse motivo, encontramos em varias partes da bíblia referencias e direcionamentos de Deus em relação a uma vida cheia de pecados, ou seja, uma vida de iniquidade.
“O caminho do Senhor é fortaleza para os retos, mas ruína virá aos que praticam a iniquidade.” Provérbios 10:29

O que são práticas de iniquidade
A bíblia é bem clara quanto às atitudes maldosas advindas de pessoas que vivem em iniquidade e adverte para os resultados dessas ações. Dessa forma, a iniquidade gera a perversidade que leva muitas pessoas a fazer atrocidades impensáveis como pedofilia, tráfico humano, latrocínio, maldade com animais, etc.
“O caminho do Senhor é fortaleza para os retos, mas ruína virá aos que praticam a iniquidade.” Provérbios 10:29.
“Por isso escutem-me, vocês que têm conhecimento. Longe de Deus esteja o fazer o mal, e do Todo poderoso o praticar a iniquidade.” Jó 34:10.
Diante do supracitado, entendemos através da palavra de Deus os perigos de uma vida de pecado, bem como o resultado de uma vida de iniquidade, cometendo perversidade ao próximo pelo próprio prazer.
“O iníquo é aquele que se dedica à maldade ou à injustiça. Seu coração é virado para o mal e ele não se preocupa em fazer o bem nem agradar a Deus.” Provérbios 19:28.
Consequências da iniquidade
Considerando o que foi dito até aqui, é notório que iniquidade e pecado são distintos apenas em sua escrita. Contudo, ambos são condenáveis aos olhos de Deus e representa toda ação do homem contrária a vontade divina.
“E, se alguma pessoa pecar e fizer contra algum de todos os mandamentos do Senhor o que se não deve fazer, ainda que o não soubesse, contudo, será ela culpada e levará a sua iniquidade.” Levítico 5:17.
Apesar da natureza pecaminosa do ser humano ser relevada através do pecado e da iniquidade, Deus em sua misericórdia nos deixou uma opção de vida onde seguimos seus fundamentos e gozamos de uma vida pacifica rumo ao céu.
Em relação a isto observamos a misericórdia de Deus mencionada no livro de Isaías onde o próprio cristo e sua santidade se passou por pecador para que pudéssemos alcançar a redenção de nossos pecados, abandonando a iniquidade e trilhando o caminho do paraíso.
“Mas ele foi traspassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniquidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados. Todos nós como ovelhas, nos desviamos, cada um de nós se voltou para o seu próprio caminho; e o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de todos nós.” Isaías 53:5-6.
Considerações finais
Apesar de existir certa dificuldade de distinguir os conceitos de iniquidade e pecado, é fundamental saber que ambas as palavras referem-se ao mesmo ato de rebeldia do homem diante de Deus, relevando seu egoísmo por meio de ações que trarão consequências a si mesmo e aos próximos. Com isso, torna-se necessário cada vez mais buscar sabedoria e discernimento da bíblia, pois na sagrada escritura Deus nos deixa alternativa e recomendações para evitar viver em iniquidade e ser condenado pelo pecado.