Quando o assunto é amor logo aparecem algumas memórias em nossos corações e muitas vezes deixamos que o mundo nos ensine a amar. Algumas pessoas têm certa dificuldade para falar sobre amor, mas o amor bíblico não refere-se apenas ao relacionamento entre homem e mulher, mas refere-se a própria essência de um Deus amoroso e zeloso.
Que aprendamos a amar verdadeiramente e que tenhamos nossos corações puros como o coração de uma criança – Mateus 18:3: “E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus.”.
Falaremos sobre o significado de três tipos de amor, presentes em 1 Coríntios 13:1-2: “Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.”.
Vejamos os três tipos de amor com base na Palavra de Deus.
Amor Ágape: pode ser traduzido como amor sacrificial e incondicional de Deus.
Quando lemos o Novo Testamento, vemos que o amor Ágape é uma das formas mais elevadas de amor. Ágape é a palavra utilizada para descrever o grandioso e perfeito amor de Deus, que também é justo, verdadeiro e paciente. Vejamos alguns textos bíblicos:
João 3:16: “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.”
João 13:34-35: “Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros. Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros.”.
Mateus 22:37-39: “Respondeu Jesus: ” ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’. Este é o primeiro e maior mandamento.
E o segundo é semelhante a ele: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’.”
Peço aos irmãos que reflitam sobre o amor ágape. Que tentem colocar o que Deus fez por nós em prática. Você entregaria um filho ou um ente querido para sofrer por pessoas desconhecidas sem nem ao menos ter a certeza de que elas andaram nos caminhos corretos?
Amor Philos: pode ser traduzido como afeição fraternal.

É o tipo de amor utilizado para descrever o relacionamento entre pais e filhos. Na Bíblia Philos foi usado para Jesus demonstrar seu amor por seus amigos e por seus discípulos, como é o caso do Seu amigo chamado Lázaro, como pode ser lido em João 11:5: “Ora, Jesus amava a Marta, e a sua irmã, e a Lázaro.”. E ainda no Evangelho de João (20:2) é possível ver que Jesus amava seus discípulos: “Correu, pois, e foi a Simão Pedro, e ao outro discípulo, a quem Jesus amava, e disse-lhes: Levaram o Senhor do sepulcro, e não sabemos onde o puseram.”.
Em Romanos 12:9-10 é possível ver uma advertência do Senhor: “O amor não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem. Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.”.
Não é fácil amar, mas Deus se alegra quando honramos os Seus. Porém a bíblia é clara e não devemos abandonar o temor e nosso amor deve ser com base na Palavra.
Judas 1:23: “a outros, salvem, arrebatando-os do fogo; a outros, ainda, mostrem misericórdia com temor, odiando até a roupa contaminada pela carne.”.
Amar é uma escolha, seguir os mandamentos do Senhor é um ato de obediência e reverência. Que o amor Philos seja um amor cheio de reciprocidade, verdade e respeito.
Amor Eros: amor físico, romântico e sexual
A bíblia trata o amor físico e sexual de uma maneira muito clara, vejamos o que a Palavra de Deus diz:
“Não vos priveis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oração; e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência.” (1 Coríntios 7:5)
“Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém, aos que se dão à prostituição, e aos adúlteros, Deus os julgará. Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei. E assim com confiança ousemos dizer: O Senhor é o meu ajudador, e não temerei O que me possa fazer o homem.”. (Hebreus 13:4-6) O amor Eros também foi criado pelo Senhor e deve ser vivido debaixo da sabedoria dEle.
A Bíblia fala que Deus é amor. 1 João 4:8: “Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.”. Que saibamos amar à luz da Palavra e sejamos a expressão viva da vontade dEle.