You are currently viewing O que é Pentecostes e qual o seu significado na Bíblia?
o que é pentecostes e qual o seu significado na bíblia?

O que é Pentecostes e qual o seu significado na Bíblia?

Convido os irmãos a se imaginarem em uma grande festa, onde as pessoas estão conversando, rindo e em um instante cada um começa a falar em línguas diferentes e uma promessa é cumprida.

Parece loucura, mas vamos conversar sobre um acontecimento semelhante a respeito de Pentecostes.

Pentecoste significa “quinquagésimo”, também chamado pelos Judeus de “Festa da Colheita”. Alguns teólogos dizem que Pentecostes celebra o nascimento da igreja cristã, a Igreja Verdadeira.

Na Bíblia, Pentecostes foi o dia em que o Espírito Santo de Deus foi derramado sobre os discípulos que estavam em Jerusalém. É comemorado cinquenta dias após a páscoa. Acontece que haviam muitos crentes reunidos em um local, ouviu-se um barulho vindo dos céus como se fora uma forte tempestade com um a intensa ventania que invadiu o local onde eles estavam, as línguas de fogo invadiram cada uma daquelas pessoas e eles começaram a falar em línguas distintas conforme o Espírito Santo os capacitava, como pode ser observado no livro de Atos 2:1-8: “E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar; E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.

E em Jerusalém estavam habitando judeus, homens religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu. E, quando aquele som ocorreu, ajuntou-se uma multidão, e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua. E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! não são galileus todos esses homens que estão falando? Como, pois, os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos?!” Quem estava próximo se surpreendeu e algumas pessoas até zombaram achando que os apóstolos pudessem estar embriagados, cada um com a sua própria língua.

Pedro foi usado por Deus e levantou-se para pregar o Evangelho para a multidão, dizendo que os apóstolos não estavam embriagados, mas estavam revelando o poder do Espírito Santo que as capacitou a estarem daquele jeito. Atos 2:15-24: “estes homens não estão bêbados, como vocês supõem. Ainda são nove horas da manhã! Ao contrário, isto é o que foi predito pelo profeta Joel:  ‘Nos últimos dias, diz Deus, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os jovens terão visões, os velhos terão sonhos. Sobre os meus servos e as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e eles profetizarão. Mostrarei maravilhas em cima, no céu, e sinais em baixo, na terra: sangue, fogo e nuvens de fumaça. O sol se tornará em trevas e a lua em sangue, antes que venha o grande e glorioso dia do Senhor.

o que é pentecostes e qual o seu significado na bíblia
o que é pentecostes e qual o seu significado na bíblia

E todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo!’ “Israelitas, ouçam estas palavras: Jesus de Nazaré foi aprovado por Deus diante de vocês por meio de milagres, maravilhas e sinais que Deus fez entre vocês por intermédio dele, como vocês mesmos sabem. Este homem foi entregue por propósito determinado e pré-conhecimento de Deus; e vocês, com a ajuda de homens perversos, o mataram, pregando-o na cruz. Mas Deus o ressuscitou dos mortos, rompendo os laços da morte, porque era impossível que a morte o retivesse.”.

Então houve uma grande comoção por todas as pessoas que ali estavam e a Bíblia nos diz que naquele dia três mil pessoas foram batizadas, Deus oferece salvação por meio do Espírito Santo para cada um deles e para cada um de nós, todos os dias.

A ventania citada refere-se a presença de Deus, assim como o fogo, como pode ser visto de outras maneiras naturais em 2 Crônicas 7:1: “Assim que Salomão acabou de orar, desceu fogo do céu e consumiu o holocausto e os sacrifícios, e a glória do Senhor encheu o templo.” E também entendemos que aqueles três mil que foram batizados e todos os que estavam lá estavam invocando ao Senhor, lemos em Romanos 10:13: “porque “todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.” Ezequiel 43:5: “Então o Espírito pôs-me de pé e levou-me para dentro do pátio interno, e a glória do Senhor encheu o templo”.

O milagre esteve no fato de que os cristãos começaram a falar em outras línguas, conforme foram capacitados por Deus. O derramamento do Espírito Santo fora também para uma grande “colheita” do Senhor – por isso a chamada “Festa da Colheita”, não apenas por ser um momento em que os Judeus tiram um dia de descanso em gratidão à abundância da colheita.

Que estejamos sempre dispostos a levar a Palavra de Deus, pregando e vivendo conforme Ele nos ordena. A colheita não irá terminar, ela se perpetuará até o dia em que Ele voltar.

Deixe um comentário