You are currently viewing O Que é o Vaso de Alabastro?
O Que é o Vaso de Alabastro

O Que é o Vaso de Alabastro?

Quando falamos em um vaso, certamente uma das primeiras coisas que nos vêm à mente são objetos decorativos com a finalidade de embelezar um ambiente. Mas na Bíblia o vaso de alabastro tem um significado muito maior e muito mais nobre.

Começo a reflexão perguntando aos irmãos qual foi o objeto mais valioso que deram a outra pessoa com o propósito de honrá-la. Na Bíblia temos duas mulheres que deram tudo o que tinham para Jesus, para que Ele soubesse que elas estavam totalmente dispostas a servi-lo e honrá-lo como senhor e salvador.

O alabastro era uma pedra muito bela, clara e muito rígida, como se fosse mármore, cujo valor material era alto para a maioria das pessoas naquela época.

Olhando para a Bíblia, é possível notar que há quatro livros – Mateus, Marcos, Lucas e João –  que citam histórias de mulheres que deram a Jesus óleos perfumados como símbolo de esforço, honra, amor e perdão. Porém hoje falaremos sobre dois deles, onde o vaso de alabastro é explicado. Vejamos o que a Palavra de Deus diz:

Mateus 26:7: “aproximou-se dele uma mulher com um vaso de alabastro contendo um perfume muito caro. Ela o derramou sobre a cabeça de Jesus quando ele se encontrava reclinado à mesa.”

Marcos 14:3: “E, estando ele em Betânia assentado à mesa, em casa de Simão, o leproso, veio uma mulher que trazia um vaso de alabastro, com unguento de nardo puro, de muito preço, e, quebrando o vaso, lho derramou sobre a cabeça.”

Olhando apenas para estes dois livros, podemos entender que mulheres se aproximaram de Jesus e entregaram a ele tudo o que tinham. Naquela época o vaso de alabastro com perfume dentro custava aproximadamente o salário de um ano inteiro de trabalho. Os vasos de alabastro eram de um material muito rígido, inclusive o templo de Salomão foi construído na antiguidade com a pedra alabastro, logo, o costume na época era quebrar os vasos apenas em ocasiões muito especiais. Quando quebrado o vaso, o perfume poderia ser usado apenas uma vez, não seria possível reconstruí-lo.

Retorno a pergunta inicial para que pensemos novamente. Pense em seu bem mais valioso, você o usaria de uma maneira única e irreparável para demonstrar amor a outra pessoa? E se fosse Jesus? Agora chamo a atenção dos irmãos para um segundo ponto. As pessoas, vendo a nobre atitude daquelas mulheres, tiveram uma reação de admiração? Retornemos aos textos e vejamos os versículos que seguem.

Mateus 26:8-9: “E os seus discípulos, vendo isso, indignaram-se, dizendo: Por que este desperdício?  Pois este unguento podia vender-se por grande preço e dar-se o dinheiro aos pobres.”

Marcos 14:4-5: “E alguns houve que em si mesmos se indignaram e disseram: Para que se fez este desperdício de unguento?  Porque podia vender-se por mais de trezentos dinheiros e dá-lo aos pobres. E bramavam contra ela.”

O Que é o Vaso de Alabastro?
o que é o vaso de alabastro

É claro ver que as pessoas que viram as duas cenas ficaram indignadas. Como uma pessoa derramaria seu perfume mais caro para Jesus? Agora, vejamos o que Jesus disse a respeito do ato das mulheres.

Mateus 28:10-13: “Jesus, porém, conhecendo isso, disse-lhes: Por que afligis esta mulher? Pois praticou uma boa ação para comigo. Porquanto sempre tendes convosco os pobres, mas a mim não me haveis de ter sempre. Ora, derramando ela este unguento sobre o meu corpo, fê-lo preparando-me para o meu sepultamento.  Em verdade vos digo que, onde quer que este evangelho for pregado, em todo o mundo, também será referido o que ela fez para memória sua.”

Marcos 14:6-9: “Jesus, porém, disse: Deixai-a, para que a molestais? Ela fez-me boa obra.Porque sempre tendes os pobres convosco e podeis fazer-lhes bem, quando quiserdes; mas a mim nem sempre me tendes.  Esta fez o que podia; antecipou-se a ungir o meu corpo para a sepultura. Em verdade vos digo que, em todas as partes do mundo onde este evangelho for pregado, também o que ela fez será contado para sua memória.”

Fica claro que as duas mulheres deram o seu melhor para Jesus e foram criticadas. Os discípulos ficaram irritados com cada uma das mulheres e acharam que elas estavam desperdiçando o perfume, porém o que a atitude delas nos ensina é que elas não estavam lá para impressionar os homens, mas para mostrar a Jesus que ele era Senhor e Salvador das suas vidas, honrando e demonstrando que elas estavam entregando a ele o que possuíam de mais valioso, não para os homens, mas apenas para Ele, um ato de adoração voluntário. Na Bíblia, ungir a cabeça de alguém com óleo era um símbolo de honra e o ungido representava um vaso escolhido por Deus.

O vaso de alabastro e a entrega dessas mulheres nos ensina sobre a nossa relação com Deus, que sejamos fiéis e entreguemos todos os dias o nosso melhor para o Único que merece nossa adoração verdadeira. Que não façamos por homens, afinal, o mundo jaz no maligno, mas que façamos para quem merece toda honra, toda glória e todo o louvor.

Deixe um comentário