You are currently viewing O Que é Idolatria na Bíblia
O que significa idolatria segundo a bíblia

O Que é Idolatria na Bíblia

A santa escritura ao longo de seus 66 livros deixa bem claro que o pecado é o maior inimigo do homem e o principal motivo do afastamento do homem e Deus. Portanto, se pararmos para pensar e discernir corretamente a palavra de Deus encontraremos varias passagens bíblicas e trechos que condenam tais praticas de pecado.

Além disso, iremos perceber todo o amor de Deus através de seus mandamento e conselhos para que o homem tenha uma vida justa segundo sua vontade e seus princípios que foram fundados desde o inicio de tudo.

Apesar de cometer vários pecados ao longo da vida, o ser humano que nem sempre é estruturado em cristo desconhece o significado de seus atos perante a bíblia e leva uma vida pecaminosa e de encontro à condenação.

Dito isso, o presente artigo tem como objetivo, trazer mais do conhecimento de cristo e esclarecer duvidas quanto ao pecado da Idolatria, quais práticas estão envolvidas, qual significado bíblico e as conseqüências desses costumes diante da justiça divina.

O que significa idolatria segundo a bíblia

Em busca do significado exato do que é idolatria, encontramos as primeiras fontes no antigo grego que define idolatria partindo do significado literal da palavra que vem do Grego EIDOLON, palavra associada a vários significados como aspecto, fantasma, aparição, também imagem material, estátuas.

Dessa forma, o termo EIDOS, está relacionado à “forma”, enquanto o termo LATREIA está associado a serviço ou adoração. Sendo assim, idolatria é uma palavra pequena, porem com enorme significado, pois se refere a uma variedade enorme de práticas e costumes que não estão de acordo com a vontade de Deus e levam o ser humano ao caminho da perdição.

Nas citações bíblicas a palavra idolatria aparece para se referir à adoração de ídolos, numa prática contrária à adoração de um unico Deus monoteísta, ou seja, cultos e cerimonias para  diversos outros deuses.

Qual o significado da palavra idolatria na Bíblia?

De acordo com o que já foi mencionado, a idolatria é um grande meio de condenação do homem aos olhos de Deus e, segundo o que está escrito na bíblia, são práticas que distanciam o homem dos caminhos justos do senhor.

Idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções

e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. “Eu os advirto como antes já os adverti que os que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus.” Gálatas 5:20,21

De acordo com a bíblia, pode ser considerada como idolatria qualquer realidade divinizada pelo homem e que tira o foco da fé e um único Deus. Por esses motivos, a bíblia assegura que a idolatria acontece quando buscamos o divino através de ídolos que o represente.

Quais hábitos estão envolvidos na idolatria

Então falou Deus todas estas palavras, dizendo: Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.” Êxodo 20:1-4

A bíblia cita inúmeras atividades que são consideradas como idolatria. Entretanto, avaliando por tipos diferentes de idolatria, podemos encontrar três tipos citados no texto bíblico e que representam a essência do que é viver uma vida idolatra. 

O que significa idolatria segundo a bíblia
O que significa idolatria segundo a bíblia
  • Idolatria a outros deuses

Diante das adversidades da antiguidade, era comum que isso acontecesse especialmente no antigo testamento. Uma situação semelhante aconteceu na fuga dos israelitas do Egito, quando apearam para outros deuses , entre eles a bíblia cita o deus Baal. 

  • Idolatria ao dinheiro e bens materiais

Muitos outros, incrédulos na providência divina, fizeram apelo para imagens e monumentos produzidos em materiais nobres como ouro e bronze como forma de obter bênçãos dos céus e alivio em sua jornada, considerando o material acima do espiritual.

  • Idolatria a criaturas bestiais

Além dos exemplos de idolatria já citados, é possível encontrar na bíblia passagens onde Deus condena a adoração a outras criaturas e bestas mitológicas.

Um exemplo disso é a passagem no livro de Êxodo que narra a subida de Moises ao monte para receber orientações de Deus enquanto os filhos de Israel construíram um bezerro de ouro e o adoraram na ausência do profeta.

Considerações finais

A graça de Deus nos alcança diariamente através das santas escrituras e todos os mandamentos para uma vida com justiça e de acordo com os princípios divinos. Contudo, cabe a nós mesmos buscarmos essa santidade e aplicar no nosso cotidiano os princípios de Cristo. Para isso é necessário buscar a palavra e entender através dela o significado do pecado e as suas consequências para a vida eterna, pois ao homem Deus deu a livre escolha de qual caminho tomar e o resultado de nossas ações nos guiará ao céu ou inferno.

Deixe um comentário