You are currently viewing O que é Eunuco e o que significa
o que é eunuco e o que significa

O que é Eunuco e o que significa

Você já ouviu falar sobre castração? Sim, isso mesmo! Se você tem um animal de estimação certamente já ouviu falar sobre isso.

Mas o que castração tem a ver com essa reflexão bíblica? Seriam sagrados os animais que têm suas capacidades reprodutivas cessadas? Muitas vezes ouvimos “verdades” que não refletem a palavra de Deus.

Temos que estar sempre atentos para que não caiamos nas mentiras do maligno. Ainda que acreditar que “animais castrados são sagrados” pareça muito pequeno, devemos nos lembrar que para que estejamos firmes na Palavra de Deus, temos que estudá-la e nos alimentar diariamente. Além disso, chamo a atenção dos irmãos para o livro de Salmos (51:2-4), onde vemos uma grande e imediata necessidade de nos afastarmos do pecado: “Lava-me completamente da minha iniquidade, e purifica-me do meu pecado. Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.”.

Não precisamos ser eunucos para nos afastarmos de pecados contra a carne, precisamos apenas acreditar em um Deus que nos ama e que não faz diferença entre os Seus filhos. Entendamos então o que a bíblia diz sobre essas pessoas e um pouco do contexto de vida deles.

Na bíblia Jesus fala sobre três tipos de eunucos, alguns eunucos tinham seus órgãos genitais arrancados, outros esmagados e ainda outros tinham apenas os testículos arrancados.

o que é eunuco e o que significa
o que é eunuco e o que significa

Vejamos cada um dos exemplos baseados na palavra de Deus, no livro de Mateus (18:12): “Porque há eunucos que nasceram assim; e há eunucos que pelos homens foram feitos tais; e outros há que a si mesmos se fizeram eunucos por causa do reino dos céus. Quem pode aceitar isso, aceite-o.”. Ou seja, segundo a Bíblia, podem ser eunucos homens que por algum tipo de deficiência nasceram estéreis ou impotentes, eunucos que fizeram procedimentos – que infelizmente em alguns casos eram feitos violentamente – para não terem o funcionamento de seu membro reprodutivo e sexual ou homens que decidiram se dedicar ao celibato para se dedicar exclusivamente às questões religiosas e, chamo atenção dos irmãos para estes últimos, que não necessariamente tinham suas capacidades reprodutivas cessadas para sempre, poderiam ser pessoas que simplesmente não praticavam atos sexuais para se dedicar aos assuntos do Reino temporariamente ou não.

Quando falamos sobre a relação entre os Judeus os eunucos, entendemos que estes não podiam cultuar a Deus dentro dos santuários deles, leiamos o que está escrito em Deuteronômio 23:1: “Qualquer que tenha os testículos esmagados ou tenha amputado o membro viril, não poderá entrar na assembleia do Senhor.”. Ou seja, os eunucos representavam para os Judeus a mutilação e eles acreditavam que Deus não se agradava disso e que os eunucos não eram dignos de entrar na presença de Deus dentro dos seus santuários, portanto eles eram excluídos.

Por outro lado, quando lemos a Bíblia vemos que Deus não faz acepção dos eunucos e, inclusive podemos ver uma advertência presente no Livro de Isaías 56:4-5, Deus demonstra amor aos eunucos e também aos estrangeiros – os quais também eram “excluídos pelos Judeus – está escrito: “Porque assim diz o Senhor a respeito dos eunucos, que guardam os meus sábados, e escolhem aquilo em que eu me agrado, e abraçam a minha aliança: Também lhes darei na minha casa e dentro dos meus muros um lugar e um nome, melhor do que o de filhos e filhas; um nome eterno darei a cada um deles, que nunca se apagará.”. Deus não diz que eles são indignos ou que são impuros, mas adverte para a necessidade de cumprir o que está escrito na Palavra.

Em outro contexto, os eunucos eram homens de confiança para cuidarem de haréns, das esposas e concubinas, pois eles não representavam nenhum perigo sexual às mulheres das quais cuidavam. Vejamos o que está escrito em Atos 8:27: “E levantou-se, e foi; e eis que um homem etíope, eunuco, mordomo-mor de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todos os seus tesouros, e tinha ido a Jerusalém para adoração”. Ou seja, os eunucos ficavam servindo, cuidando e cumprindo os papéis que lhes eram concedidos para terem seu sustento.

Quando falamos sobre os homens que decidiram se abster de relações sexuais, eles eram apenas pessoas que escolheram não ter relações sexuais para se dedicarem ao Evangelho. Na Bíblia temos várias referências que falam sobre guardar o próprio corpo, dentre elas, uma das citações que mais traduz a visão do Senhor sobre pureza sexual encontra-se no livro de 1 João 3:3: “E todo o que nele tem esta esperança, purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro.”, além disso, pode-se também entender que no contexto da santificação com finalidade de servir ao senhor em santificação, lemos em 1 Tessalonicenses 4:3-5: “Porque esta é a vontade de Deus, a saber, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição, que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santidade e honra, não na paixão da concupiscência, como os gentios que não conhecem a Deus.”

Deixe um comentário