You are currently viewing O Fogo arderá continuamente no Altar – (Estudo)
qual significado de fogo na bíblia

O Fogo arderá continuamente no Altar – (Estudo)

O fogo é um elemento muito citado na bíblia e possui diferentes significados de acordo com o texto onde é mencionado. Portanto, para uma interpretação correta das santas escrituras é necessário estudar e compreender cada significado do fogo ao longo da bíblia, caso contrário podemos fazer uma interpretação contrária à mensagem do texto bíblico.

Dito isso, podemos encontrar trechos da bíblia onde o fogo remete a diferentes funções como purificar, expurgar pecados e demônios, sarar doenças e cauterizar feridas. Dessa forma, percebe-se a importância de diferenciar qual tipo de fogo, chama labareda ou sinônimos parecidos no texto bíblico.

É evidente que o fogo é descrito na bíblia com dois significados, o sentido literal e funções físicas do fogo, bem como o significado espiritual associado a esse elemento.

Pensando nisso, o presente artigo tem como objetivo o estudo e interpretação acerca do fogo de acordo com a bíblia. Com isso, entender o sentido quando se fala “O fogo arderá continuamente no altar”.

Qual significado de fogo na bíblia

Como já mencionado, o fogo tem vários significados que variam de acordo com cada mensagem específica. Seguindo essa lógica, percebemos que ao longo da bíblia o elemento do fogo possui dois aspectos distintos, o aspecto físico e o espiritual dos quais falaremos adiante.

Aspectos físicos – O significado físico visual do fogo está presente em diversas passagens e narrativas da bíblia e refere-se essencialmente ao fogo que podemos manusear para realizar as nossas atividades cotidianas e necessidades básicas. Nesse sentido, cabe destacar algumas utilidades do fogo principalmente na antiguidade até mesmo nos dias atuais. Assim sendo, o fogo foi muito usado para facilitar a nossa vida em nossas tarefas tais como cozinhar, para iluminar, sinalizar e destruir, assim como usamos também para auxiliar em algumas enfermidades. 

Aspectos espirituais – Além dos aspectos descritos acima, observamos também o sentido espiritual do fogo segundo a bíblia. Com isso, observamos algumas passagens bíblicas onde o fogo é citado como elemento purificador e destruidor.

         “Vejam! O Senhor vem num fogo, e os seus carros são como um turbilhão! Transformará em fúria a sua ira e em labaredas de fogo, a sua repreensão Pois com fogo e com a espada o Senhor executará julgamento sobre todos os homens, e muitos serão os mortos pela mão do Senhor.” Isaías 66:15-16.

“Tua mão alcançará todos os teus inimigos; tua mão direita atingirá todos os que te odeiam. No dia em que te manifestares farás deles uma fornalha ardente. Na sua ira o Senhor os devorará, um fogo os consumirá”. Salmos 21:8-9

qual significado de fogo na bíblia
qual significado de fogo na bíblia

Fogo no Altar

De acordo com as leis do antigo testamento, era comum realizar sacrifícios a Deus sendo que as cerimônias só podiam ser realizadas pelos sacerdotes. Com isso, cabia aos sacerdotes manter o fogo do altar sempre aceso como um símbolo da presença de Deus naquele ato.

Considerando a perspectiva espiritual, o fogo no altar representa a própria presença de Deus, e sua pureza diante do homem. Portanto, a tarefa de zelar do santuário e do altar não podia ser realizada por qualquer pessoa e até mesmo um sacerdote que entrasse em pecado seria imediatamente fulminado.

Sobre isso, podemos reafirmar o sentido espiritual de justiça e purificação do pecado através do fogo partindo da perspectiva de alguns trechos bíblicos como no livro do profeta Isaias, quando afirma o seguinte:

“Então disse eu: Ai de mim! pois estou perdido; porque sou homem de lábios impuros, e habito no meio dum povo de impuros lábios; e os meus olhos viram o rei, o Senhor dos exércitos. Então voou para mim um dos serafins, trazendo na mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; e com a brasa tocou-me a boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniquidade foi tirada, e perdoado o teu pecado.” Isaías 6:5

Contudo, a bíblia conta a partir do segundo testamento sobre a vida e sacrifício de Jesus Cristo, o qual morreu carregando o pecado da humanidade como um ato de sacrifício supremo e meio de acesso direto a Deus.

Com isso, os sacrifícios de animais que antes eram necessários agora passam a ser inadequados, pois através de Cristo podemos entrar em contato direto com Deus através de nossas orações.

Conforme o eterno propósito de Deus realizado em Cristo Jesus, nosso Senhor, por intermédio de quem temos livre acesso a Deus em plena confiança, pela fé na sua pessoa.”  Efésios 3: 11-12

Considerações finais

Ao final deste texto, é clara a presença de dois significados básicos do fogo de acordo com a bíblia. Sendo assim, compreendemos ao decorrer deste estudo, tanto o significado literal quanto o significado espiritual do fogo nas passagens bíblicas.

Assim sendo, o fogo no altar está relacionado à presença de Deus em nossa vida e como conservamos o seu templo que é o nosso próprio corpo. Dessa forma, devemos nos manter firmes em Deus a fim de sermos merecedores de sua presença e de sua misericórdia que foi garantida através do sacrifício de Jesus Cristo.

Deixe um comentário