Se você tem um familiar longevo que passou dos cem anos de idade, certamente você pode se considerar uma pessoa muito abençoada.
A expectativa média de vida do ser humano gira em torno de setenta a oitenta anos nos tempos atuais, podendo variar de acordo com a qualidade de vida de cada local. Passar dos cem anos e ainda viver os propósitos de Deus e estar debaixo da Sua vontade foi o resumo da história de Abraão,
ainda que tudo parecesse incerto, as promessas de um Deus bondoso e misericordioso se cumpriram porquê ele decidiu obedecer, ainda que em meio a muitas dificuldades.
Resumidamente, sua passagem nos mostra que Abraão ouviu uma promessa extraordinária diretamente de Deus: que todas as famílias da terra seriam
abençoados por meio de sua história e obediência. Mas como isso aconteceu?
Abraão viveu até os cento e setenta e cinco anos e foi conhecido como um dos primeiros patriarcas de Israel. Podemos encontrar várias expressões pelas quais Abraão era nomeado, tais como: “pai de uma multidão”, “pai exaltado”, “pai das alturas”, dentre outras. Um dos fatos mais belos sobre a passagem de Abraão é que ele ouviu e acreditou nas promessas de Deus para a vida dele, ainda que pudessem parecer absurdas e
arriscadas. “Então o Senhor disse a Abrão: “Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei. Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção. Abençoarei os que o abençoarem, e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem; e por meio de você todos os povos da terra serão abençoados” (Gênesis 12:1-3).
Quantas vezes nós, cristãos, não caímos em enganos de pessoas que querem nos mostrar caminhos pelos quais devemos seguir e esquecemos de ouvir a vontade de Deus? Quantas vezes entregamos nossa confiança nas mãos de homens sem que a Verdade que só é revelada por meio do Evangelho seja colocada em primeiro lugar? Abraão ouviu ao Senhor e foi honrado.

Aos setenta e cinco anos, já considerado idoso em nossas perspectivas, Abraão pegou tudo o que tinha e juntou-se a Sarai, sua esposa e Ló, seu sobrinho rumo à Canaã. Além de morar em tendas, passaram por inúmeras dificuldades e precisaram se adequar a situações que nós dificilmente nos adequaríamos. Abraão e sua família se mudaram para o Egito. Abraão ficou com medo de perder sua vida e para salvar sua esposa, ele disse que Sarai era sua irmã (Gênesis 12:13), como ela era muito bela os oficiais egípcios levaram-na até o Faraó e por causa da aparência da mulher eles foram tratados muito bem.
Vejamos o que Deus nos diz a respeito da obediência de Abraão no livro de Gálatas (3:6-7): “Considerem o exemplo de Abraão: “Ele creu em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça”. Estejam certos, portanto, de que os que são da fé é que são filhos de Abraão.”. Que sejamos obedientes e maduros para entendermos que as dificuldades fazem parte do nosso crescimento como cristãos. Durante toda a Bíblia uma das lições
mais recorrentes é que quando somos fracos aos nossos olhos e nos entregamos ao Senhor, somos fortes por meio da Sua bondade e misericórdia. Que consigamos viver as promessas de Deus ainda que elas pareçam incertas, Ele sabe de todas as coisas e Ele pode todas as coisas. Que a nossa fé seja maior que o nosso medo e que a nossa confiança esteja na rocha, que é o Senhor nosso Deus e Pai.
A história de Abraão nos mostra que devemos ficar firmes e confiantes em Deus, ainda que as circunstâncias pareçam difíceis de suportar, ele esperou que as promessas de Deus fossem cumpridas. Está escrito em Gênesis (17:15-17) “Disse Deus mais a Abraão: A Sarai tua mulher não chamarás mais pelo nome de Sarai, mas Sara será o seu nome. Porque eu a hei de abençoar, e te darei dela um filho; e a abençoarei, e será mãe das nações; reis de povos sairão dela.
Então caiu Abraão sobre o seu rosto, e riu-se, e disse no seu coração: A um homem de cem anos há de nascer um filho? E dará à luz Sara da idade de noventa anos?” (Gênesis 17:15-17). E um ano após a revelação, Abraão e Sara tornaram-se pais de Isaque.
Olhando para a história de Abraão conseguimos entender a importância de ouvir a voz de Deus. Quantas vezes Deus fala conosco e decidimos não ouvir por simplesmente parecer difícil demais? Graças às escolhas de Abraão, sua família foi abençoada diretamente por Deus e isso aconteceu no tempo d’Ele. Em um longo período de tempo, um dos descendentes de Abraão – JESUS – cumpriu a promessa de seu Pai abençoando
o mundo todo por meio do Seu sacrifício.