Você certamente já ouviu falar sobre os propósitos da igreja. Se você frequenta uma igreja e tem um tempo de comunhão com o corpo de Cristo certamente já ouviu falar sobre metas, objetivos e princípios da igreja.
Hoje conversaremos sobre os cinco pilares da igreja com propósito, para que entendamos o que Deus fala a respeito de cada um deles diante das Escrituras. Falaremos sobre: adoração, comunhão, ensino, proclamação e pureza.
Antes de iniciarmos, te convido a fazer uma reflexão mais profunda sobre a sua relação com o corpo de Cristo. Você conhece os pilares da igreja com propósito? Dentro da sua igreja os propósitos e a Palavra de Deus são os norteadores das ações e atividades? Saiba ouvir a voz de Deus e não se esqueça que nós estamos no mundo mas não pertencemos ao mundo.
Adoração: Feche seus olhos e pense em um louvor que toca seu coração, aquele louvor que com todo sentimento e Verdade te tira de uma profundeza de sentimentos e te leva para mais perto d’Ele. A adoração deve ser direcionada ao Senhor e não aos homens, é demonstrar respeito e reverência a Deus, em Lucas 4:8 está escrito: “Jesus respondeu: “Está escrito: ‘Adore o Senhor, o seu Deus, e só a ele preste culto'”. Além disso, nossa adoração deve ser verdadeira. “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.” (João 4:23-24).
Comunhão: Iniciamos com um dos versículos que mais fala aos nossos corações, onde o Senhor expressa suas alegria na comunhão de Seus filhos: “Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união.” (Salmos 133:1). Porém devemos ficar atentos! Comunhão não refere-se apenas a estar em um ambiente semanalmente ou fazer reuniões com grandes banquetes, leiamos uma advertência do senhor em Filipenses (2:1-4): “Portanto, se há algum conforto em Cristo, se alguma consolação de amor, se alguma comunhão no Espírito, se alguns entranháveis afetos e compaixões, Completai o meu gozo, para que sintais o mesmo tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, sentindo uma mesma coisa. Nada façais por contenda ou por
vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros.”

Ensino: Irmãos, cuidado. Sejam cautelosos com o ensino da Palavra de Deus. Vejamos em Deuteronômio 18:20-22 o que o Senhor diz: “Porém o profeta que tiver a presunção de falar alguma palavra em meu nome, que eu não lhe tenha mandado falar, ou o que falar em nome de outros deuses, esse profeta morrerá. E, se disseres no teu coração: Como conhecerei a palavra que o Senhor não falou? Quando o profeta falar em nome do Senhor, e essa palavra não se cumprir, nem suceder assim; esta é palavra que o Senhor não falou; com soberba a falou aquele profeta; não tenhas temor dele.”.
Proclamação: Leiamos a carta de 1 Pedro 2:9: “Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.”. Além disso, leiamos 1 Pedro 3:15: “Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estais sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós”. Que entendamos a grande necessidade de sermos diferentes das pessoas do mundo e a nossa obrigação para com o Senhor de ministrarmos sua Palavra e Seus mandamentos por meio das nossas vidas, que não sejam apenas palavras, mas ações.
Pureza: Um dos pilares mais importantes e mais difíceis, afinal, como ser e como falar de pureza no mundo atual? “Em verdade vos digo, se não vos converterdes, e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus”(Mateus 18:3). Convido aos irmão para lerem 1 aos Coríntios capítulo 5 em seus lares, mas ressalto um versículo: “Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for
devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais.” (1Coríntios 5:11). Para mantermos nossa pureza é necessário que vivamos todos os dias uma vida de Santificação, de perdão, de redenção e de busca ao Senhor.
Diante dos cinco pilares da igreja com propósito é possível concluir que a pureza nas atitudes e a busca pela Palavra do Senhor são obrigações muito sérias e diárias. Que entendamos que a Bíblia é a expressão mais perfeita dos direcionamentos do Senhor para que vivamos a Sua vontade, que é Boa, Perfeita e Agradável todos os dias, até o dia em que estaremos ao lado d’Ele.